Segundo especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C..
Acredita-se que Roma tenha sido fundada na Região do Latium (ou Região do Lácio, na Itália central), onde se falava o latim, língua que se alastrou pelo mundo e que deu origem, inclusive, ao idioma português, que nas palavras de Olavo Bilac era “a última flor do Lácio”.
753 a.C. Roma Antiga/Fundação
Em 21 de abril de 753 a.C., foi fundada, às margens do rio Tibre, uma cidade que dominou a Europa durante séculos: Roma. Localizada ao sul da Europa, na Península Itálica, foi a antiga capital do Império Romano e é, hoje, capital do estado moderno da Itália.
Roma foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica. Dentre as alternativas que seguem, quais dos povos listados abaixo não influenciaram a formação de Roma. Etruscos. Gregos.
Origem de Roma: explicação histórica De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
Os primeiros habitantes de Roma, os latinos e sabinos, integram o grupo de populações indo-europeias originárias da Europa Central que vieram para a península Itálica em ondas sucessivas em meados do segundo milênio a.C.; Velho Lácio era o antigo território dos latinos, atualmente o sul do Lácio.
21 de abril de 753 a.C.
Roma/Fundação
A história e a lenda – de que uma loba amamentou os gêmeos Rômulo e Remo – se unem quando, em 753 a.C., Rômulo (um personagem real), considerado o primeiro soberano romano, fundou a cidade de Roma.
Por volta de 200 a.C., Quinto Fábio Pictor criou a primeira história de Roma, onde associava a criação da cidade a Rômulo, tendo sua versão dos fatos sido aprimorada por outros autores romanos como Tito Lívio, Ovídio, Virgílio, Plutarco e Dionísio de Halicarnasso.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Fundação de Roma é um evento ainda pesquisado por arqueólogos e historiadores, uma vez que as fontes literárias sobre o assunto datam de centenas de anos após sua ocorrência, de forma que cada descoberta arqueológica demanda novas formas de analisar as citadas fontes.
Os primeiros habitantes de Roma, os latinos e sabinos, integram o grupo de populações indo-europeias originárias da Europa Central que vieram para a península Itálica em ondas sucessivas em meados do segundo milênio a.C.; Velho Lácio era o antigo território dos latinos, atualmente o sul do Lácio.
Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-Estado de Roma, fundada na península Itálica durante o século VIII a.C. [2] Durante os seus ...
Como funciona o acerto de rescisão?
Quem faz parte do Superior Tribunal de justiça?
Quando começo a ganhar dinheiro no TikTok?
Como funciona acendimento automático dos faróis?
Como funciona a conexão via VPN?
Quanto custa para entrar no bar de gelo em Gramado?
Quantos times descem na Premier League?
Como funciona o acesso ao trabalho no capitalismo no socialismo?
Como fazer subtração com números grandes?
Quanto tempo dura a tristeza pós parto?
O que fazer após a morte de um ente querido?
O que fazer quando você não consegue esquecer uma pessoa?
Como funciona o pagamento de um advogado trabalhista?
Como funciona a Biblioteca Digital?