Retomada não é repetição de informações. Você deve reiterar as ideias, ou seja, demonstrar o propósito de terem aparecido no texto, reafirmá-las, por exemplo, com o objetivo de comprovar, comparar ou exemplificar algo.
Só depois disso, use estas frases:
Outra maneira de retomar algo que já foi dito e manter a agilidade do texto, não o tornando chato ou enfadonho, é a substituição de um termo por outro equivalente. O termo o principal concorrente é utilizado no segundo parágrafo para retomar o filme “O Capitão América” sem que ele fosse mencionado explicitamente.
Ex.: Ao escrever um texto sobre “bullying”, você pode querer utilizar como referência a série “Os 13 porquês”. No entanto, é necessário explicar, brevemente, sobre o que a série tratar para que o corretor entenda a relação.
Use um conectivo no começo da frase Você já está cansado de saber que é preciso usar conectivos na redação do ENEM e na conclusão não poderia ser diferente. É fundamental que você utilize conectivos inter parágrafos - ou seja, entre um parágrafo e outro - e também intra parágrafos - dentro de cada parágrafo.
Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. Na introdução, tudo o que será abordado deve ser apresentado ao leitor. Tão importante quanto a conclusão, a introdução do texto mostra ao leitor o que ele vai encontrar ali. Portanto, as palavras-chave devem estar presentes e serem retomadas na conclusão.
A substituição consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto ou até mesmo de uma oração inteira. É um mecanismo muito útil durante o processo de escrita, pois pode eliminar uma falha textual comum, que é a repetição de palavras e ideias.
“vendo-o” + “ridicularizou-o” = vendo o cão + ridicularizou o cão. 4- Para retomar o substantivo “lebre” foi usada uma expressão semelhante: “Aquele pequeno animal”. 5- No meio do texto, há o uso do artigo definido “o cão de caça e não mais “um cão” como no início.
Suponha que você esteja fazendo um trabalho literário, e necessite do trecho de uma obra pesquisada para comprovar, dar credibilidade a sua afirmação, ou melhor, ao seu trabalho. Neste caso você terá de recorrer à citação.
O apud, ou citação de citação, é essencial quando falamos de citações ou de referências. Pensando nisso escrevemos este post para explicar como você pode fazer uma citação com intermédio (APUD ou citação de citação ) de acordo com as normas ABNT.
Existem algumas maneiras pelas quais se pode fazer a referência de uma citação com intermédio. Vamos utilizar o seguinte trecho, encontrado na obra de Nardi (1993, p. 94)) e que cita uma outra obra, para ilustrar essas possibilidades:
Citações indiretas Outra forma popular de citar um autor em trabalhos acadêmicos é a citação indireta. Nesses casos estamos reproduzindo as ideias de um determinado autor e nos apoiando nelas, entretanto, não fazemos menção a sua obra. O que você estará fazendo é basicamente o uso de uma figura de linguagem.
Como se dá o repasse de recursos entre os entes federados?
Como funciona a bolsa da Estácio?
Como é o funcionamento de uma máquina de ressonância magnética?
Quando posso sacar o saque-rescisão?
Como funciona o saque aniversário do FGTS 2021?
Como faço pra sacar dinheiro do cartão Renner?
Como declarar ocupação principal?
Como solicitar a religação da luz Light?
Quanto tempo sangra depois de extrair dente?
Como hidratar o queijo ralado?