A retirada da sonda é feita desinsuflando o balão e retirado a sonda. Faz-se um curativo e aguarda a cicatrização. Lembre-se que geralmente colocamos sonda cada vez menores antes de retirar completamente, para que não fique vazando eternamente.
Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.
Alimente sempre o paciente com o mesmo na posição sentada ou caso não possa, com a cabeceira da cama elevada mais de 70° para diminuir ao máximo o risco de bronco-aspiração. Não esqueça que não se deve alimentar o paciente para que ele engula caso ele esteja sonolento,torporoso ou sedado.
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.
Aguardar a melhora do paciente e reiniciar o procedimento. Caso ocorra resistência à progressão da sonda, não forçar, a rotação suave pode ajudar. Se isto não for bem sucedido, abrir a boca do paciente usando abaixador de língua e verificar se a sonda não está enrolada na nasofaringe, se positivo, retirar e iniciar novamente.
5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações. Isso evita a obstrução dessa sonda; 7- Realizar a troca do equipo de dieta ou água a cada 24 horas, identificando com data e turno dessa troca; 8- Em caso de suspensão da dieta enteral, exceto em parada cardiorrespiratória, lavar a sonda com 20 ml de água;
1. Objetivo: Remover a sonda gástrica ou entérica. 2. Profissionais habilitados para execução do procedimento: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem 3. Materiais: Bandeja contendo:
25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.
Porque o pelo do cachorro fica amarelado?
Como selecionar todo o conteúdo da planilha do Excel?
O que a Bíblia fala sobre o Vento?
Quais os números mais sorteados?
O que compreende o desenvolvimento sustentável?
Qual é a menor cobra do mundo?
É perigoso ser promotor de justiça?
Quem tirou nota máxima no Enem?
Quantos números de dois algarismos distintos podem ser formados com os números 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9?
O que significa um CCL negativo?
Quanto tempo dura uma sessão de psicanálise?
O que são responsabilidade coletiva?
Quantas pessoas vão existir em 2030?
Qual cantor que teve parada cardíaca?
O que diz o artigo 487 da CLT?
Como saber se tenho estabilidade emocional?