A eficiência do coletor de pólen – em uma colmeia vazia, coloca-se o coletor de pólen e a tampa. Espera-se as operárias entrarem por 15 a 20 minutos. Após esse período, verifica-se o número de pelotas que caíram na gaveta do coletor de pólen e o número de pelotas que estão nas patas das abelhas que entram na colmeia.
Produção de pólen. Para manter a colmeia estável para a produção de pólen, é preciso realizar revisões periódicas, com intervalos mínimos de 15 dias. Deve-se manter colmeias com população moderada, pois o excesso de abelhas poderá causar congestionamento nas grades dos coletores.
As abelhas operárias coletam o pólen nos estames das flores, aglutinando-o com néctar e substâncias salivares. Assim, formam pelotas de pólen, as quais serão levadas à colmeia pelas abelhas em suas corbículas.
Você pode armazenar o pólen na geladeira, mas o melhor é usar pólen fresco. O pólen armazenado na geladeira ou freezer em uma embalagem impermeável dura até 30 dias, sem nenhum problema.
2- Importância do pólen para as abelhas O pólen é a principal fonte de proteínas e lipídios para as larvas, talvez para todas as espécies e gêneros de Apidae, pois a quantidade de proteína e gordura no néctar é insignificante.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
O pólen de abelha é consumido há séculos por diversas civilizações e é conhecido por ser um superalimento, devido ao seu elevado teor nutricional. Recentemente, o pólen de abelha ganhou fama na área da saúde pela sua composição rica em aminoácidos, vitaminas, lipídios e mais de 250 substâncias ativas.
O pólen de abelha é também usado, geralmente, para auxiliar na digestão, graças à abundância de vitaminas e minerais mas também de enzimas, que ajudam no processo digestivo. O único problema desta afirmação é o facto da maioria das enzimas que consumimos a partir de alimentos ser, na realidade, desnaturada pelo processo digestivo.
Contudo, o pólen de abelha não pode nem deve ser usado como única fonte alimentar para um ser humano, isto porque não tem quantidade suficiente de vitamina C, vitamina D e vitamina B12, embora seja muito rico em ferro.
Os defensores mais fervorosos das terapias alternativas têm usado o pólen de abelha no tratamento de dependências de substâncias químicas. Isto porque, o pólen de abelha pode contribuir para aumentar a função hepática e proteger este órgão das substâncias nocivas. 6. Digestão
O que vem na caixa do Moto E6i?
Como incluir o e-mail do IG no iPhone?
Como funciona a escala 24 por 72?
Como calcular o material para rebocar uma parede?
O que é bom para passar nas partes plásticas do carro?
Como pedir a suspeição do juiz?
O que significa a luz amarela de advertência piscando intermitentemente em um cruzamento?
Quais são os principais fenômenos naturais do Brasil?
Como deixar o cabelo ondulado mais definido?
O que é decodificação exemplos?
Qual é a natureza jurídica do direito penal?