Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica composta, basta inserir no: NUMERADOR: o resultado da subtração entre o número formado pela junção do antiperíodo com o período e o número formado somente pelo antiperíodo (intruso).
Para tratarmos do assunto referente à fração geratriz, precisamos relembrar os conceitos de: dízima, dízima periódica simples e dízima não periódica. Isso porque a fração geratriz é obtida por meio das dízimas periódicas.
Os números decimais periódicos apresentam um ou mais algarismos que se repetem infinitamente. Esse algarismo ou algarismos que se repetem representam o período do número. Quando o parte decimal é composta apenas pelo período, a dizima é classificada como simples.
Dízima é toda fração cuja divisão não resulta em um número decimal exato, ou seja, a divisão da fração irá gerar um número com infinitas casas decimais. Veja alguns exemplos: 0,34567... 2,33333...
Diferença entre Transformar Decimal Exato e Decimal Periódico em Fração. Transformar Dízima Periódica Simples em Fração - Caso Específico.
Quem ganha numa luta Hashirama ou Madara?
Como alterar administrador windows?
Quantas bananas se pode comer por dia?
Como são escolhidos os ministros do Supremo Tribunal Federal?
O que é um direito e um dever?
O que significa firmar um ponto na Umbanda?
O que é estrofe E o que é parágrafo?
Quais os principais objetivos da farmacovigilância?
Quais são os 5 grupos de animais?
Qual a diferença entre tromboflebite e trombose?
O que saber antes de comprar um smartwatch?
Como fazer a correção de um texto?
Como calcular INSS na folha de pagamento 2021?
O que é um executivo de vendas?