Por meio do Portal e-Cac, o contribuinte pode saber se há pendências na Declaração, quais são essas pendências, e como regularizar sua situação. Se constatar erros nas informações fornecidas ao Fisco na DIRPF retida em Malha, o contribuinte pode corrigir os equívocos cometidos, apresentando uma DIRPF retificadora.
Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo uma possível fraude em análise (confira os 10 erros que mais levam à malha fina).
Se o status que aparecer for “Com Pendências”, a sua declaração caiu na malha fina. Você vai precisar enviar uma declaração retificadora para regularizar sua situação.
Se a declaração cair na malha fina, não tiver erros nem omissões e você tiver toda a documentação comprobatória das informações prestadas à Receita, você tem duas opções: aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal; ou agendar um atendimento em uma unidade da ...
Quando você cai na malha-fina, você fica sem receber a restituição até que envie uma retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou apresente os documentos que comprovem a veracidade da sua declaração. Ou seja: quem caiu na malha fina neste ano não vai receber a restituição.
Munido de código e senha, acesse o e-CAC. Em seguida, clique no menu “Declarações e Demonstrativos”. Depois entre em “Meu Imposto de Renda” e por fim clique em “Pendências da Malha”. Nessa seção, você poderá descobrir se tem alguma pendência e, se tiver, qual é essa pendência.
Por meio do Portal e-Cac, o contribuinte pode saber se há pendências na Declaração, quais são essas pendências, e como regularizar sua situação. Se constatar erros nas informações fornecidas ao Fisco na DIRPF retida em Malha, o contribuinte pode corrigir os equívocos cometidos, apresentando uma DIRPF retificadora.
No caso da última declaração, escolha "2020". Repare que nesse mesmo menu aparece logo abaixo a opção "Pendências de malha", onde também é possível saber se a última declaração ou as anteriores foram parar na malha fina. Após clicar no "extrato do processamento" e no ano da declaração, você verá na tela verá os principais valores declarados, ...
Caso tenha caído, não se preocupe, pois neste artigo você vai aprender como agir e o que fazer para resolver o mais rápido possível sua situação com o Fisco. O fato de cair na malha fina é mais comum do que se pensa, afinal, para ser pego pelo Fisco, basta algum erro simples de digitação ou até mesmo uma informação incompleta.
A Receita Federal divulgou no canal da TV Receita no YouTube o vídeo “ Caiu na Malha Fina? Conheça o e-Defesa ”, com informações sobre a Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e as funcionalidades do sistema e-Defesa.
O que fazer para ser uma boa cozinheira?
O que é uma mistura Azeotropica?
Quais casos o psicólogo não pode atender online?
Porquê usar vitamina C antes do protetor solar?
Como ativar um chip da Claro que foi desativado?
Onde se localiza a gordura localizada?
Quais fatores que interferem na estabilidade dos medicamentos são controláveis no armazenamento?
Como controlar a pressão mínima?
Quem tem diabetes pode comer uva?
Como descrever uma função matemática?
Qual o melhor inox para cuba de pia?