→ Exemplos. A equação do 2º grau é classificada como completa quando todos os coeficientes são diferentes de 0, ou seja, a ≠ 0, b ≠ 0 e c ≠ 0. A equação do 2º grau é classificada como incompleta quando o valor dos coeficientes b ou c são iguais a 0, isto é, b = 0 ou c = 0.
Para resolver uma equação completa, a ideia é que comecemos a resolver pelo discriminante, e assim podemos resolver em dois passos a equação: Primeiro passo é encontrar o valor do discriminante: Δ = b² – 4ac.
Três passos para resolver uma equação do segundo grau
A fórmula de Bháskara é a técnica mais usada para resolver equações do segundo grau, pois, por meio dela, é possível resolver qualquer tipo de equação: completa ou incompleta.
Conhecemos como equação do 2º grau toda equação do tipo ax² + bx + c = 0. Quando todos esses coeficientes são diferentes de zero, a equação é conhecida como completa, porém, em alguns casos, alguns desses coeficientes são iguais a zero, o que faz com que a equação seja considerada incompleta. Vejamos alguns exemplos.
Se nenhum dos coeficientes for nulo, dizemos que se trata de uma equação completa; mas se algum dos coeficientes b e c for zero, dizemos que é uma equação incompleta. Quando resolvemos uma equação do 2° grau, podemos encontrar até dois resultados. Esses valores são chamados de raízes da equação.
Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação. Os coeficientes são números reais e o coeficiente a tem que ser diferente de zero, pois do contrário passa a ser uma equação do 1º grau.
Quando queremos encontrar valores de duas incógnitas diferentes que satisfaçam simultaneamente duas equações, temos um sistema de equações. As equações que formam o sistema podem ser do 1º grau e do 2º grau. Para resolver esse tipo de sistema podemos usar o método da substituição e o método da adição.
Para resolver qualquer outra equação do 2º grau completa basta seguir os passos e terá sucesso. A resolução de exercícios segue a mesma linha do exemplo dado no texto, sendo que, em alguns casos, é necessário explicar o que está fazendo como acima.
Uma equação incompleta pode também ser resolvida utilizando a fórmula de Bhaskara, da mesma forma que resolvemos uma equação completa, caso o aluno entenda ser mais fácil usar a fórmula. Dessa forma, temos que considerar c = 0 no primeiro caso e b = 0 no segundo caso.
As equações que formam o sistema podem ser do 1º grau e do 2º grau. Para resolver esse tipo de sistema podemos usar o método da substituição e o método da adição. Para resolver o sistema, podemos utilizar o método da adição.
Quem são os principais pensadores da teoria estruturalista?
Qual é os 10 esportes mais praticados no Brasil?
Como deixar o granito preto com brilho?
Como ativar o control c control v?
É normal sair muito verme do cachorro?
Qual loja é mais fácil fazer cartão?
Como se dirigir a um professor?
Como ocorre a infecção do coronavírus na célula hospedeira?
O que é figura de linguagem conhecida como metáfora?
Qual o valor do salário mínimo a partir de fevereiro?
O que são as estrelas que vemos no céu?
O que se refere a árvore da vida na Bíblia?