Enquanto a situação do contrato de gaveta não for regularizada, o proprietário não pode ter a escritura definitiva do seu imóvel. O documento fica em nome do antigo proprietário hipotecado para a Caixa. “Quem realmente tem contrato de gaveta, deve procurar a Caixa para regularizar a situação.
Documentos necessários:
O contrato de gaveta apresenta poucas garantias para os envolvidos no negócio jurídico, pois ele não tem validade formal, ou seja, não está enquadrada em nenhum ordenamento jurídico. Dependendo da situação, inclusive, pode ser considerado como fraude, pois pode mascarar uma situação irregular e ilegal.
Um dos riscos do contrato de gaveta é em casos que o vendedor do imóvel venha a falecer. Sendo assim terá que ser feito um inventário desse imóvel, algo que pode causar diversas complicações ao comprador. Outro risco que acontece muitas vezes é quando o titular do imóvel já foi cobrado via judicial.
Como já mencionado, um contrato de gaveta não tem o seu registro efetivado no Cartório de Registro de Imóveis e, em regra, é feito apenas com o reconhecimento de firma das partes.
Quais operações incide diferencial de alíquota?
Quando será o próximo vestibular Univesp?
O que são ramificações de uma cadeia carbônica?
Quais as características de um homem que trai?
Quem pode se credenciar no CREA?
O que precisa para criar peixe de aquário?
Qual o parentesco entre Jon Snow e Daenerys?
Quem queria abandonar João e Maria na floresta?
Como conseguir um visto para a Europa?
Quantas cobertas um bebê precisa?
Quem escolhe a banca da monografia?
O que causa transtorno delirante persistente?
O que é razão entre duas grandezas da mesma espécie?
Pode passar base na bijuteria?
O que fazer para soltar o catarro do pulmão?