CAIXA DE DIREÇÃO: saiba como ajustar
Para verificar se o seu carro está com folga na direção, há um teste simples de ser feito. Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção. Depois, gire o volante com suavidade para ambos os lados em movimentos pequenos e verifique se há falta de esterçamento nas rodas.
Desgaste de componentes ou vazamento de fluido podem causar o problema. Imprecisão e demora na resposta do volante são os maiores indícios de folga na caixa de direção. A causa costuma estar associada ao desgaste de componentes do sistema ou vazamentos de fluido, se a direção for hidráulica.
A direção hidráulica pode gerar um ruído contínuo e agudo, assim como vibração no volante ao esterçar. O motivo é o baixo nível do fluido do sistema de direção. Para evitar esses problemas, basta completar o nível do óleo lubrificante do sistema.
Arthur: Um teste fácil para verificar problemas na caixa de direção é colocar a moto no cavalete central, erguer a roda dianteira e mexer o guidão. Se você sentir uma “travadinha” provavelmente há um problema na caixa de direção.
É possível ouvir um som fino e alto enquanto o volante é usado, principalmente em balizas. Caso você tenha dúvidas, a melhor maneira de perceber esse problema é esterçando o volante até o final por pelo menos cinco segundos, se ouvir qualquer barulho, pode ter certeza que é a caixa!
Outra maneira legal de saber é adicionar uma faixa de fita colorida na parte central superior do volante, como é usado na maioria dos carros de corrida. Isso lhe permitirá saber se o volante está reto sem olhar para baixo.
Caso contrário, o veículo poderá “puxar” para os lados ou ter desvios na trajetória. Se a caixa substituída for hidráulica, é importante fazer uma checagem cuidadosa do estado e fixação das mangueiras e tubulações, além de trocar o fluido e realizar o processo de sangria.
Com um sistema de direção hidráulica, fique mais atento ainda para não trocar peças que estão em bom estado e continuar com o problema. São várias as causas que podem gerar ruídos e enganar um mecânico sem experiência. As principais são: diâmetro errado das mangueiras. Falhas nos terminais também podem ocasionar ruídos ao manobrar o veículo.
Caso esteja fazendo a troca de uma caixa eletro-hidráulica ou elétrica, será preciso conferir a ligação de todos os conectores e, na maioria das vezes, usar o scanner para ajustar o sistema. Nos veículos com direção elétrica é necessário realizar novamente a centralização eletrônica do volante.
Principalmente quando o sistema de direção é hidráulico ou elétrico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa dificuldade pode ser causada por uma falha na caixa de direção. Em direções convencionais e não assistidas, pode significar problemas nos outros componentes do sistema de direção e suspensão.
O que significa a Commonwealth?
Como saber qual case comprar para o meu HD?
Pode abrir a airfryer Nell em funcionamento?
Como saber a profundidade do poço?
O que é preciso para entrar na Academia Militar?
Como funciona o treino na Smart Fit?
Como usar a série Anne with an e na redação?
Como usar o Brown Solution Ruby Rose?
O que é preciso saber ao comprar uma geladeira?
Como o canabidiol age na ansiedade?
Como descobrir se você gosta de uma pessoa?
Como colocar Auto-tune no discord?
Qual diferença entre guitarra passiva e ativa?
Para que serve o Avitrin complexo vitamínico?