Regar a Vanda é muito simples e dificilmente você terá dificuldades com isso. Basicamente, você deve molhá-la pelas raízes no período da manhã sempre que as raízes ficarem com uma coloração acinzentada, para isso, utilize um borrifador ou uma mangueira e molhe até as raízes ficarem verdes.
Como cuidar da Orquídea Vanda Por ser uma orquídea de raízes suspensas, a Vanda precisa de umidade constante. Por isso, sempre borrife água nas raízes até que elas passem para um tom de verde escuro, isso indica que as raízes absorveram a quantidade de água necessária.
Antes de aprender a cultivar esta espécie, é sempre bom conhecer algumas de suas características. “As Vandas são orquídeas monopodiais, ou seja, crescem para cima, assim como as Phalaenopsis. São também epífitas, quer dizer, usam as árvores de apoio para viver”, explica o agrônomo.
As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!
E complementa que “por não haver substrato envolvendo as raízes e a planta não ter locais de reserva de água, ela necessita de uma grande umidade no ambiente para conseguir se hidratar e manter-se saudável”. Por isso, molhe bastante as suas raízes, até a água escorrer, e depois borrife as folhas.
O ideal é que as orquídeas fiquem em local de meia sombra, recebendo o sol da manhã, ou recebendo uma boa quantidade de luz indireta. O local ideal é abaixo da copa de alguma árvore, onde há boa quantidade de luz passando entre as folhas.
Segundo Vilberto, as orquídeas vandas não são plantadas, “elas são orquídeas de raízes aéreas, portanto, cultivamos as plantas penduradas, suspensas”, sendo assim, elas “precisam ter suas raízes sempre arejadas, por isso não utilizam substrato”. Para isso, suspenda a orquídea com barbantes ou fio de nylon.
Como Salvar a Orquídea Vanda? A Vanda é Uma Orquídea Aérea? Vanda é um gênero de orquídeas ( orchidaceae) composto por 81 espécies, sendo a maioria epífita (vive em árvores) e comumente encontradas à venda em orquidários. As espécies são monopodiais (crescem verticalmente) e, em alguns casos alcançam até 2 metros de altura.
Agora, caso você não queira colocá-las em uma árvore, o vaso ideal para as orquídeas vanda é um cachepô. Assim, você não terá que fazer o replantio quando elas crescerem.
UMA DICA: acesse nosso manual completo e descubra os segredos das orquídeas lindas, saudáveis e floridas. Acesse agora o manual exclusivo que já ajudou milhares de cultivadores iniciantes a terem orquídeas lindas, saudáveis e com várias flores.
Durante os dias de calor, também aumente a umidade, colocando uma toalha molhada ou um prato raso com água e pedras perto de sua orquídea. Clique no botão abaixo e receba em seu e-mail nosso guia gratuito sobre o cultivo de orquídeas. O recomendado para a vanda é uma umidade entre 70% a 80%.
Pode tomar azitromicina para sinusite?
Quais são os 10 cães mais inteligentes?
Quando o MP é titular da ação penal?
O que comer antes do treino para não sentir fraqueza?
Como usar base fermento ativa?
Quais são os antibióticos mais potentes?
Pode tomar cetoprofeno antes da cirurgia?
Quanto ganha um assistente administrativo meio período?
Qual foi a primeira ONG criada no Brasil?
Que tipo de sapato usar com calça jogger?
Qual o prazo para entrar com recurso no STJ?
Como saber se a música é 320 Kbps de verdade?
Porque a cebola baixa a pressão?
Como mudar USB 3.0 para 20 BIOS?
O que tomar para cabelo crescer mais rápido?
Quais são as fases da anestesia geral?