“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.
O corticoide demora 30 dias, em média, após a última dose para sair do corpo.
“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.
A ação do corticóide no organismo depende do tempo e da dose utilizada. Uma dose menor que 0,5mg/kg por menos de 9 dias tem basicamente efeito anti-inflamatório que pode durar até 48 horas.
Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal A administração de glicocorticoide exógeno pode ser capaz de suprimir o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Dessa forma, a cessação abrupta do tratamento com corticoides ou com desmame muito rápido pode levar a sinais/sintomas referentes à insuficiência adrenal.
“ Seu uso indevido pode causar: surgimento de espinhas, afinamento da pele, aparecimento de pelos grossos e pigmentados no rosto, surgimento de estrias grossas e vermelhas de difícil tratamento e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos, chamados de teleangiectasias”. De que maneira podemos evitar esses efeitos do corticoide?
O Dr. Santucci explica que em certos casos não se deve interromper o uso de modo abrupto. “Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona”, diz ele.
Este medicamento é confeccionado a partir de um hormônio produzido pelo nosso corpo chamado de cortisol, que é produzido nas glândulas suprarrenais. O corticoide, portanto, é um derivado sintético deste hormônio, com o mesmo núcleo, mas a estrutura dele é modificada para potencializar a sua ação e função no organismo.
Embora seja benéfico durante um tempo, seu uso prolongado pode causar uma série de efeitos colaterais, principalmente na pele. A fim de explicar melhor sobre o assunto, convidamos a dermatologista Flávia Ravelli, que esclareceu quais são os impactos dos corticoides na região cutânea e como podemos preveni-los.
Pode usar calça flare com rasteirinha?
Como usar caneta touch no Windows 10?
Como fazer uma estampa personalizada?
O que combinar com calça jeans rasgado homem?
Como personalizar a barra de notificação do Android?
Como usar camisa social feminina por dentro da calça?
O que pode impedir uma pessoa de emagrecer?
Como elaborar um Estatuto de associação?
Como personalizar a instalação do Office 2016?
Como personalizar a faixa de opções Excel?
Quais são os tipos de mitologias?
Como personalizar apresentação Power Point?
Como colocar bot no Google Forms?
Como permitir que WhatsApp tenha acesso aos contatos?