Deve ser irrigada muitas vezes durante os 10 primeiros dias, principalmente se for em clima muito quente. A poda deverá ser feita próximo ao tronco procurando eliminar os ramos laterais e devem ser feitas no primeiro ano de plantio com 49 cm de altura, aproximadamente.
Adube a cada três meses com farinha de osso, encontrada em grandes lojas de jardinagem. Se quiser frutas mais rápido – a partir de quatro anos, no caso de mudas feitas de estaca –, pode os ramos inferiores que nascem constantemente e deixam a árvore com cara de touceira.
Para a pitangueira, solos bem úmidos e adubados são os melhores, de preferência arenosos ou argilo-silicosos, profundos e bem drenados. Durante o verão a planta deve ser regada com mais frequência, já durante os meses de inverno, pode-se realizar a rega uma vez por mês.
É considerada perene e semidecídua, isto é, vive mais de dois anos e suas folhas não caem totalmente. As abelhas são as principais polinizadoras da árvore da pitanga, cujas flores duram apenas um dia.
O tronco liso, com até 50 centímetros de diâmetro, é madeira pesada, dura, compacta e de longa durabilidade natural. Considerada planta semidecídua, a pitangueira é frequente em solos úmidos e floresce entre agosto e novembro, com amadurecimento dos frutos entre os meses de outubro e janeiro.
Pitanga. Cheirosa e bonita, a espécie ainda é fácil de ser cultivada. A pitangueira cresce até dois metros, por isso, merece vaso de tamanho generoso. Para garantir flores e frutos, o banho de sol e a água diariamente são essenciais.
A depender da região onde está sendo cultivada, a pitangueira começa a dar flores e frutos aproximadamente no segundo ano de vida, aumentando periodicamente até estabilizar-se no sexto ano. Aproximadamente 50 dias após a floração, deve-se recolher as pitangas de forma manual.
Árvore de 6-12 m de altura, de copa piramidal. tronco tortuoso e ligeiramente sulcado, de 30-50 cm de diâmetro, revestido por uma casca descamante. folhas simples, brilhantes na face superior, de 3-7 cm de comprimento por 1-3 cm de largura.
A pitangueira é tão comum e se reproduz com tamanha facilidade que pode ser encontrada em qualquer quintal, de Norte a Sul do país. Sua surpreendente capacidade de adaptação faz com que essa árvore hoje possa ser cultivada em países de clima muito distinto do Brasil, como China, Ceilão, Antilhas, Argélia, Tunísia e França.
O seu fruto, a pitanga, deve ser consumido bem maduro. Possui vitamina A, vitamina C e também minerais, como fósforo, cálcio e ferro. A pitanga é suculenta, mas o seu gosto varia muito consoante a planta; alguns frutos têm um sabor um pouco resinoso, sobretudo quando acabamos de comer o fruto.
Quais os benefícios da pitanga? A polpa da pitanga possui, a partir de 100 gramas do fruto, 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.
A pitanga é bem resistente, e dificilmente alguma praga ou doença afetará seu desenvolvimento, contudo, caso surja, recomenda-se o uso de inseticidas e a realização da poda das folhas e ramos afetados. Qual a época de colheita? A primeira frutificação da pitangueira ocorre após o terceiro ano do plantio.
Como calcular profundidade de um lago?
Onde fica layout da página no Word?
Quais as principais qualidades de uma pessoa?
Quantas gotas paracetamol 200mg?
O que fazer para ganhar dinheiro após os 60 anos?
Qual a função do baço no sistema linfático?
O que significa ser uma pessoa tonta?
Quais os efeitos colaterais da vitamina K2?
Quais as principais funções de uma ventilação natural ou forçada?
Quais são os ramos do direito privado?
Como limpar as paredes depois de um incêndio?
O que é diagnóstico direto e indireto?
Como faço para depositar dinheiro de um banco para outro?
O que a falta de nitrogênio causa na planta?
Quanto tempo posso cancelar uma passagem de ônibus?