Enquanto que nos casos das rinossinusites, o paciente apresenta períodos de melhora do olfato com o uso de corticosteróides e, eventualmente, cirurgia, nas perdas devidas a traumas e medicações geralmente esse sentido tende a permanecer debilitado por mais tempo.
É importante ressaltar que, nos casos de sinusite e rinite, a perda do olfato acontece gradativamente. Já na Covid-19, o sintoma dá as caras subitamente. “Pelo menos metade desses episódios apresenta uma recuperação espontânea”, afirma Nakanishi.
Os aromas sugeridos são: rosa, eucalipto, limão e cravo. “Cada essência deve ser inalada por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre cada uma. O treinamento deve ser feito 2 x ao dia durante 24 meses para que haja tempo de recuperação da sensação do cheiro e da comunicação com o cérebro”, explica a médica.
“Se o problema persistir, que é o que tem ocorrido com parte dos portadores do coronavírus, é possível indicar uma terapia também realizada no mundo todo, conhecida como treinamento olfatório”, acrescenta o otorrino. A ideia dessa “reabilitação” é estimular várias regiões do nervo olfatório.
Geralmente com o tratamento da sinusite que deve ser feito por 10 a 14 dias o olfato deve voltar ao normal.
Em alguns casos de sinusite, há um bloqueio desses orifícios de drenagem com consequente baixa ventilação e acúmulo de secreção dentro dos seios da face. Nestes casos, poderemos ter dores faciais mais intensas, secreção nasal mais escura e forte, dificuldade de sentir cheiro ou sentir um cheiro muito ruim no nariz.
A maioria dos pacientes apresenta melhora geralmente nas primeiras semanas, entre 14 e 21 dias. Em alguns indivíduos, a alteração pode durar mais tempo. Há relatos de pessoas que referem distúrbios do olfato por mais de sete meses.
Quem sofre com o problema sabe o quanto ele é incômodo. Mas algumas dicas podem ajudar a pessoa a lidar melhor com a sinusite, sem que ela prejudique sua qualidade de vida.
Abaixo você confere algumas ideias de “tratamentos naturais” que podem ser aplicados no dia a dia, ajudando a aliviar as crises de sinusite. Vale destacar que as dicas a seguir não substituem o tratamento médico orientado por um profissional de sua confiança.
Um ambiente com ar-condicionado ou um clima muito seco também ajudam a disseminar fungos. Choque térmico, determinados cheiros, tabagismo e excesso de pó também são alguns agravantes. A sinusite é dividida em diferentes tipos, dependendo dos seios nasais afetados, da duração dos sintomas e da causa.
Comece entre os olhos, vá das sobrancelhas até as orelhas e depois desça pelas laterais do nariz. O óleo de rícino em aplicação tópica pode aumentar a circulação sanguínea e ajudar a drenar a sinusite.
Pode usar crase antes de pronome possessivo?
O que significa 1e1 2 xícara em ML?
Qual a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos?
O que significa interpolar no dicionário?
O que é preciso para ser um educador social?
O que fazer com a sobra da borracha de chinelo?
É permitido andar de mini moto na rua?
O que tem mais ferro couve ou carne?
O que significa sonhar com a pedra ametista?
O que a Vigilância Sanitária fiscaliza em salão de beleza?
Quem foi Mahatma Gandhi o que ele defendia?
O que causa os impactos socioambientais?
Quem é formado em Artes Visuais e?
O que é preciso para ser Tabelião?
Como saber o quanto choveu em minha cidade?
Qual a melhor cidade do Nordeste para passar férias?
Tem problema usar bateria com amperagem maior?
Qual a diferença entre figuras semelhantes e figuras congruentes?