Fazer podas para retirar o excesso de galhos e folhas, melhorando a insolação e ventilação da copa, é um método de prevenção. Elimine os ramos doentes, quando atacados pela bacteriose, e queime-os, aplicando em seguida fungicidas cúpricos nas áreas removidas.
As adubações com nitrogênio e potássio devem ser realizadas a partir do florescimento das plantas, sendo que a quantidade total recomendada seja dividida em três parcelas iguais: a 1ª parcela durante o florescimento; a 2ª após 30 a 45 dias da primeira e a 3ª após 30 a 45 dias da segunda.
Por isso, a colheita dos frutos tem que ser realizada de duas a três vezes por semana, numa mesma planta”.
A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos.
O ciclo da goiabeira 'Paluma', entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
Além de proporcionar menor susceptibilidade das plantas ao ataque de pragas e doenças, maior tolerância a períodos de seca e a outros estresses, a adubação contribui para aumentar a produtividade da cultura e melhorar a qualidade dos frutos (Dias et al., 2012. Semina: Ciências Agrárias, 33:2837-2848.).
As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.
O bicho da goiaba, na verdade, são dois tipos de larva: a mais comum, toda branca, é a das moscas-das-frutas; outra larva menos frequente, também branca, mas de cabeça escura, é a do gorgulho-da-goiaba, um besouro que só ataca goiabeiras e araçazeiros.
Tal como ocorre com as outras espécies da família Myrtaceae, as folhas possuem pêlos e secretam óleo. As folhas de goiabeira são empregadas especialmente na produção de chá caseiro. Para preparar a chá de folha de goiabeira, a medida é de 5 folhas do vegetal para cada 500 ml de água.
O uso de inseticidas é uma excelente estratégia para controle de pragas. As pragas mais comuns à goiabeira são o percevejo, a mosca-das-frutas, a broca, e o besouro da goiabeira. As doenças às quais a goiabeira é suscetível são a bacteriose, antracnose e ferrugem.
Por isso, gostaria de saber como deve ser o plantio para estabilizar a goiabeira, além da aplicação de podas. A estabilização ou concentração da produção de goiabas em determinada época pode ser viabilizada pela poda total das plantas, na qual há o encurtamento de todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos por goiabeira.
Essa é uma dica de como cuidar e cultivar um pé de goiaba que, seguida à risca, poderá resultar em um verdadeiro “milagre” na produtividade de uma goiabeira! Ela simplesmente não irá parar de produzir! E só exigirá mesmo a manutenção dos cuidados, por meio de irrigação e adubação de acordo com as necessidades da planta.
A partir de quantos meses a barriga cresce?
Quais são os fluido incompressível?
Quais são os pressupostos processuais subjetivos e objetivos no processo do trabalho?
O que é preciso para dar PT em um carro?
Qual a diferença de Embargos à Execução e embargos de terceiro?
Quando começa a contar o prazo da prescrição?
Quanto ganha um policial civil em Pernambuco 2021?
Quanto custa um curso de fisioterapia?
Como trocar curativo dos pontos?
Quais são as fontes de energia mais convenientes para serem utilizadas no Brasil?
O que é microfone condensador?