Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalha para não arranhar.
Primeiramente, lave a panela com esponja macia e detergente líquido (ou sabão neutro) e depois seque-a com um pano seco seco. Depois, unte a parte interna da panela com óleo ou outra gordura e leve-a ao fogo baixo por 2 minutos. Deixe-a esfriar, lave e enxugue a panela. Após isso, é só usar a panela normalmente.
Coloque duas colheres de sobremesa de óleo de coco na frigideira. Depois que ela estiver aquecida, adicione duas colheres de sobremesa (30 ml) de óleo de coco à frigideira e deixe derreter. Isso deve levar em torno de dois minutos. Você também pode usar óleo vegetal, se preferir ou se não tiver óleo de coco.
Separe 1 colher (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre e alguma gotas de detergente. Misture com um pouco de água e novamente deixe de molho por alguns minutos. Esfregue delicadamente com o auxílio de uma escova com cerdas macias. Enxague bem e seque tudo com um pano de prato.
Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.
Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.
Pouco óleo em uma frigideira antiaderente. Dentre as 1001 utilidades do bicarbonato de sódio, uma delas é recuperar a sua frigideira de uma forma bem prática: basta fazer uma mistura de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de água.
Temperar uma frigideira antiaderente é fácil, rápido e bem mais barato do que comprar uma nova. Coloque água, bicarbonato de sódio e vinagre na frigideira. Antes de temperar a sua frigideira antiaderente, limpe-la para tirar quaisquer manchas ou resíduos que possam estar fazendo a comida grudar no teflon.
Uma mão lava a outra: se o calor da frigideira ajuda a tirar a umidade do sal, o sal pode ajudar a recuperar a antiaderência da frigideira! Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos.
Isso quando o assunto é fazer o antiaderente das panelas e frigideiras durarem mais. Mas o que muitos não sabem – ou ignoram – é que, para funcionarem adequadamente, ou seja, para que elas não grudem, os manuais ensinam a prepará-las antes do primeiro uso:
Como fazer um currículo para operador de telemarketing?
Como surgiu a moda dos anos 80?
Como aprender a falar a língua do P?
De quem é a música Azul da cor do mar?
Como aconteceu a origem da moeda na Grécia antiga?
Como faço para me inscrever no Exército?
Por que a ginástica aeróbica foi criada?
Como surgiu a música Canção da América?
Qual estação antes de Itapevi?
Como vender cartão de crédito consignado?
Como dar frango para bebê de 6 meses?
Como esconder um programa no computador?
Como pagar mais barato no frete dos Correios?
Como os Estados Unidos se industrializou?
Como é possível selecionar uma bactéria transformada geneticamente com o gene de interesse?