A única possibilidade de o empresário recolher em atraso, sem comprovar a atividade profissional, é quando o atraso for inferior a 5 anos e desde que já esteja cadastrado na atividade vinculada ao INSS, com o primeiro recolhimento em dia da atividade exercida.
Para recolher em atraso INSS de empresário é necessário ter autorização tanto da Receita Federal como do INSS, eles fazem um cálculo do buraco e a guia para o cidadão pagar. Pagando essa guia, podeeeee ser que dê certo, porém são valores com multa e correção, tipo -05 anos 25 mil reais.
Basta apenas fazer o cálculo da GPS em atraso a ser paga e providenciar o pagamento. Esse cálculo e a emissão da GPS podem ser feitos pelo próprio site da Previdência Social ou da Receita Federal.
É possível, sim, recolher INSS facultativo retroativo, porém, deve ser feito no período de até 6 meses. Entretanto, se passou mais de 6 meses, você poderá pagar a contribuição retroativa ao INSS como contribuinte individual, desde que comprove que exerceu a atividade.
A questão é: a emissão de pró-labores retroativos ou inexistentes é ilegal. Esses documentos são falsos. É importante lembrar que a comprovação de renda é uma tarefa simples que exige apenas organização.
A forma de recolhimento se dá através Guia de Previdência Social (GPS), para isso, o sócio deve se inscrever nas Agências da Previdência Social, pela Central de Atendimento através do telefone 135 ou efetuando o primeiro recolhimento em GPS utilizando o número do PIS/PASEP.
Contudo, para pagar o INSS em atraso referente ao período de 09/1960 a 99, véspera da publicação da Lei 9876 /1999, deverá comprovar a retirada de pró-labore ou efetivo exercício de atividade da empresa, na época das contribuições que pretende recolher.
Recibo de pró-labore Ao realizar o pagamento de pró-labore, é preciso emitir um recibo que será assinado pelo sócio administrador, como forma de comprovação do recebimento do valor. Apesar desse recibo não ter validade como comprovante de renda, ele é uma segurança e uma forma de organizar o fluxo dos pagamentos da empresa.
Pode recolher as contribuições atrasadas, quando contado da data do pedido ao INSS estiver decorrido menos de 06 meses do vencimento da última contribuição; Quando decorrido mais de 06 meses na data do pedido ao INSS, o período que pretende recolher está contido entre períodos recolhidos como segurado facultativo.
Pró-labore como calcular? Como vimos anteriormente, o pró-labore é muito diferente do salário. Sendo assim, não existe uma legislação específica que dita qual o valor a ser retirado e como calcular pró-labore.
Como o pensamento se forma em nossa mente?
O que são infecções relacionadas à assistência à saúde?
Quais são os pilares da qualidade?
Como limpar o nome com 100 reais?
Porque a primavera começa dia 23?
Como fazer o cálculo proporcional?
Como atualizar dados do Caixa Tem?
Quais são as normas infralegais?
Qual animal come folha de bambu?
Quais são as vantagens da propagação vegetativa no cultivo de plantas?
Pode fazer cauterização depois do alisamento?
Qual a cor do jaleco de enfermagem?
Quais os 5 elementos que compõem a proposta de intervenção?