Intensidade é fundamental A melhor maneira de se beneficiar do efeito pós-queima depois de correr é fazendo treino HIIT. Além disso, tempo runs (treino ritmado), fartleks (alternar ritmos variados de corrida) e treinos intervalados são excelentes para gerar o efeito pós-queima.
Já imaginou continuar queimando gorduras por 24h ou até mesmo 72 horas depois de treinar? Esse é o chamado efeito "afterburn", muito característico de exercícios de alta intensidade (HIIT).
De acordo com a revisão, o sprint interval training (SIT) é o protocolo que apresenta o maior consumo energético após o exercício, com gasto médio 137,5% maior que o exercício contínuo nos estudos que mediram o EPOC até três horas após a atividade.
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram que, após a prática de qualquer atividade física de altíssima intensidade, como corrida, pedalada ou corda, o corpo segue queimando calorias por até 38 horas - mesmo que esteja em repouso absoluto durante todo esse período.
Tudo por causa do efeito Epoc, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Funciona assim: toda vez que você faz atividade física, gera um estresse no organismo, que precisa acionar uma série de mecanismos para se reestabelecer. Só que essa atividade não cessa assim que o treino acaba.
5 dicas para queimar mais calorias
Saiba o que comer antes e depois do treino. Quem começa a praticar atividade física geralmente passa a prestar mais atenção na alimentação. Uma dúvida comum entre quem se exercita é: o que comer antes e depois do treino.
Algumas táticas, no entanto, podem fazer seu corpo queimar mais calorias e dar um empurrãozinho para facilitar seu objetivo. A seguir, reunimos pesquisas e dicas de especialistas que vão ajudar a aumentar a sua disposição para malhar, diminuir a sensação de fadiga e acelerar o metabolismo durante e depois do treino.
Já a alimentação depois do treino é o momento de restabelecer as reservas de energia e fornecer nutrientes para recuperação da musculatura. "A alimentação pós-treino é fundamental para melhorar o rendimento e a performance ”, explica Mariana.
"A alimentação pós-treino é fundamental para melhorar o rendimento e a performance ”, explica Mariana. Os alimentos mais indicados para consumir no pré-treino são aqueles ricos em carboidrato (ou seja, energia!), como pão de forma integral, massas, cereais e raízes (batata, batata-doce, mandioca).
Como saber se a pessoa é naturalizada?
Como se faz gestão de desempenho?
Quais são os principais ações do gerenciamento de problemas?
Como se descobre uma nova espécie de planta?
Como saber onde vou fazer a prova do Encceja?
Qual o ponteiro do relógio que marca a hora?
Como se escreve Chiquititas em português?
Como saber quantos MHz minha Placa-mãe suporta?
O que precisa para abrir uma empresa de massas?
Como saber se duas memória RAM é compatível?
Como saber a espécie da minha orquídea?
Como avaliar a gravidade de uma queimadura?
O que é necessário para fazer um divórcio?
Como usar o creme depilatório Avon?