O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.
Vagarinho, vagarinho/ Fecha o olho no seu ninho/ E o sono vai chegar/ E o sono no escurinho/ Vagarinho, vagarinho/ Põe o mundo pra sonhar… Com uma melodia bem calma e letra cheia de rimas, essa canção dá um soninho gostoso… Perfeita para fazer seu bebê relaxar!
O objetivo é que comece a perceber que é esse o espaço próprio onde tem de dormir. Por isso, também não deve habituar-se o bebé a adormecer enquanto está a mamar. Se isso acontecer, mude-lhe a fralda, por exemplo. O objetivo é que o bebé vá sonolento, mas acordado, para o berço e que aprenda a adormecer neste local.
Veja abaixo:
Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite. Já a partir dos seis meses, poderá dormir até 14 horas por noite. Quando começa a dormir a noite toda, o bebê precisa de duas ou três sonecas durante o dia. Esses momentos são bastante importantes tanto para ele, quanto para você.
De acordo com a pesquisa, os bebês têm uma preferência distinta por sons de fala que se assemelham aos deles em termos da combinação de tom agudo e ressonância, e parecem "sintonizados" com os ruídos produzidos por pessoas pequenas como eles.
Brincadeiras para bebês
Por volta dos 6 meses, caso o bebê esteja se desenvolvendo bem, as mamadas noturnas já podem diminuir. Vale oferecer o seio, dar um banho quentinho, trocar a fralda, reduzir as luzes e cantar. Para os mais velhos, é bacana ler e fazer brincadeiras menos agitadas. Ter uma rotina ao longo do dia também importa.
Para além da rotina do sono, experimente incentivar também a autorregulação do seu bebê. Ou seja, é importante que ele durma na hora que ele quiser dormir. Assim como é importante aprender a mamar quando ele tiver fome. Afinal, a autorregulação é um aprendizado para toda a vida.
Tente fazer assim: o bebê chorou, gritou, ficou zangado, saia do quarto, brinque com ele mais 10 minutos e tente de novo, num outro ambiente também mais calmo. Se possível tenha dois ambientes para a soneca, acostume o bebê em pelo menos 2 ambientes para as sonecas. Quando ele recusar um, tente outro.
"Meu filho não dorme." Se essa frase é comum na sua casa, aqui você encontra pistas para descobrir qual é a dificuldade do seu filho, acabar com os vilões no momento do descanso e garantir que toda a família durma bem O que atrapalha o sono do seu filho? (Foto: Guto Seixas / Editora Globo)
“A criança que não dorme o suficiente à noite tem muita sonolência diurna e isso traz prejuízos na escola e em outras atividades que realiza”, afirma o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital da Criança da Rede D’Or São Luiz (SP). E, para completar, você sabe bem: quando o seu filho não dorme, ele fica irritado e tende a se comportar mal.
O mesmo vale para o peito: se a criança dorme mamando, ligará o seio ao sono. Para evitar isso, é possível agir preventivamente no primeiro trimestre. Por exemplo, o bebê pode ser embalado até parecer sonado e bem relaxado, mas, ainda com os olhos semiabertos, deve ser colocado no berço. Assim, aprende a adormecer já deitado.
Uma equipe da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, avaliou mil crianças e percebeu que as que dormiam menos na fase pré-escolar tinham maior risco de apresentar problemas sociais e no boletim aos 7 anos.
Como fazer a primeira venda na internet?
Qual a Praia mais bonita da Ilha Grande?
O que significa paixão de cristo?
Como entra por a pagina google em anonimo?
A estátua de zeus no olimpo foi esculpida por?
Quanto tempo dura o curso de massoterapia?
Qual a principal e quais os musculos acessorios da respiração?
Como tirar zumbido dos ouvidos bem rapido?
O que significa cmv na contabilidade?
Quanto ganha um mediador de seguros em portugal?
Quais fatores dificultam a análise dos alimentos?
Como é dividida a anatomia gengival?
Quando utilizar fundo selador?