Instituiu-se assim que o i, quando sozinho em uma sentença, deveria ser um pouco mais longo. Como o pronome pessoal eu em inglês – I – era a única palavra importante quando sozinha acabou que assim ficou. O tempo foi passando e o mundo todo herdou o costume de escrever o i sempre um pouco maior (maiúsculo).
Contudo, o mais importante é lembrar que I, 'eu' em inglês, é grafado com letra maiúscula.
Podem, no entanto, usar-se maiúsculas iniciais, se, entre os responsáveis de uma publicação, se considerar que tais expressões devem ter maiúsculas iniciais para assinalar a importância das realidades designadas em dado contexto.
Tenho visto nos meios de comunicação (jornais, revistas, televisão) adjetivos com maiúscula quando se referem a nacionalidades. Por exemplo: «O atleta Português ficou em primeiro lugar» ou «Presidente Francês desce nas sondagens». O novo Acordo Ortográfico trouxe alguma alteração nesse sentido?
No entanto, com exceção dos três Poderes da República, as demais acepções da palavra são grafadas com inicial minúscula (por exemplo, o poder público). A ortografia anteriormente em vigor no Brasil recomendava o uso da maiúscula nos nomes dos “altos cargos, dignidades ou postos”.
Usamos maiúscula no início da frase e com nomes próprios, não é o caso de I, um pronome que pode vir em qualquer parte da frase. Aliás, por que o pronome I é grafado com maiúscula, mas não me ou you? A resposta mais direta é que ninguém sabe ao certo. Até os etimólogos, que estudam a história das palavras, não têm certeza.
O que colocar no aparelho para não machucar a boca?
O que passar no MDF para proteger?
Como programar um jogo de quiz?
Como acabar com o mofo do guarda roupa?
O que fazer para obter uma boa nota no Enem?
Como tirar certidão negativa CREA?
Como ser compositor de trilha sonora?
Como ser uma supervisora de limpeza?
Tem como tirar CSV do documento?
Quais cursos têm direito ao CRQ?
Como ser um bom regente de Mocidade?
O que é preciso para ser um seminarista?
Como tirar CRQ Rio de Janeiro?