Apesar de ser grave, a doença do carrapato é muito fácil de prevenir. A melhor forma de proteger seu pet da babesiose e a erliquiose é aplicando medicamentos antipulgas e anticarrapatos. Além disso, verifique o pelo e a pele do seu cachorro em busca dos temidos carrapatos sempre que ele sair na rua.
Como prevenir a erliquiose canina
Os métodos profiláticos indicados às hemoparasitoses são: o controle dos vetores, a quimioprofilaxia, a premunição e o uso de vacinas.
Paula Ciszewsi: A doença do carrapato é o nome popular dado a hemoparasitoses causadas por bactérias e protozoários. Tem como vetor o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) que através de sua picada invade a corrente sanguínea dos cães parasitando diferentes células destes animais.
A erliquiose é uma das principais doenças infectocontagiosas que aparecem no verão, tendo como principal espécie que acomete os cães a Erlichia canis, uma bactéria transmitida por meio da picada do carrapato afetando as células sanguíneas dos pets.
Causada por uma bactéria da ordem das rickéttisias, a erliquiose é transmitida pela picada do carrapado marrom de nome Rhipicephalus sanguineus contaminado e a manifestação da doença vai depender da quantidade de bactéria inoculada e da imunidade do cão.
O fármaco de eleição para o tratamento contra a erliquiose é a doxiciclina. Recomenda-se a dose de 5 mg/kg a cada 12 horas ou 10 mg/kg a cada 24 horas. O tratamento mínimo é de 28 dias podendo ser estendido para 6 a 8 semanas, principalmente em pacientes com infecção crônica.
Catarata em cães Animais de qualquer tamanho, raça e idade podem ser acometidos. Porém, há uma incidência maior em algumas raças, como cocker spaniel e poodle. O tratamento varia com o estágio da catarata, e a cirurgia pode ser uma das principais soluções. Nesse caso, o problema do cachorro cego tem cura.
Anemia, febre, depressão, letargia, perda de apetite, falta de ar, dor e rigidez nas articulações, contusões são muitas vezes vistos. Muitos cães serão capazes de combater a infecção. Se não, eles entram na fase subclínica. Na fase subclínica o animal pode aparentar estar normal ou ter apenas anemia leve.
Então, por esta razão, recomenda-se geralmente realizar PCR, juntamente com um dos testes de anticorpos para fazer um diagnóstico. Na ausência de cuidados, a erliquiose torna-se crônica e pode evoluir a morte. O tratamento exige a aplicação de antibióticos durante várias semanas.
Limitar o máximo possível a exposição do cachorro ao carrapato é sempre algo que o dono deve manter em mente. Principalmente no verão e em áreas de grande risco de infecção, o dono deve manter uma rotina diária de inspeção.
Os carrapatos além de serem um incômodo podem carregar e transmitir doenças perigosas, como a erliquiose, babesiose, doença de Lyme (borreliose), entre outras. Como todos os parasitas, prevenir é melhor do que remediar. Siga estas dicas de prevenção de carrapatos em cães e você ajudará a protegê-lo contra as doenças transmitidas pelo carrapato.
Como se explica a lei da ação e reação do hinduísmo?
Por que a África é chamada de duas Áfricas?
Como ocorre a centralização do poder?
Porque meu microfone não funciona no Meet?
Como recuperar fotos corrompidas do celular Android?
Quanto tempo dura cogumelo desidratado?
Quando são utilizados sons como por exemplo Trim?
Como recuperar fotos do cartão SD pelo celular?
Qual a relação entre o DNA do cloroplasto é o da mitocôndria?
Como fazer para recuperar fotos excluídas da lixeira do celular?
Por que a pesca a navegação e o comércio marítimo era importante para os gregos?
Como recuperar as fotos da galeria do Psafe?
Onde fica o Arquivo do Word 2007?
Como se explica a natureza da ligação metálica?
Como recuperar arquivos excluídos da Lixeira 2020?