Como promover execução trabalhista?

Pergunta de Adriana Bruna Brito Rocha em 31-05-2022
(50 votos)

Art. 878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017).

Quem deve promover a execução trabalhista?

A reforma trabalhista alterou o art. 878 da CLT[1] para determinar expressamente que a execução deve ser promovida pela parte interessada, limitando-se a execução de ofício aos casos nos quais o reclamante não se encontra assistido por advogado.


O que pedir na execução trabalhista?

Atualmente, os meios mais comuns para satisfazer o crédito trabalhista são através de bloqueio de valores por intermédio do BacenJud, penhora de bem imóvel e bem móvel e a penhora na renda da empresa.

Quais são as formas de execução trabalhista?

A execução da sentença trabalhista pode ser provisória (art. 899 da CLT)- em caso de decisões das quais não tenha havido recurso com efeito suspensivo -, ou definitiva - condicionada ao trânsito em julgado do título executivo judicial (art. 879 da CLT).

É possível fazer acordo em fase de execução?

Na Justiça do Trabalho, as partes podem fazer acordo em qualquer fase do processo, inclusive na execução, a fim de resolver definitivamente o litígio. A isso se dá o nome de conciliação.

COMO EXECUTAR UMA AÇÃO TRABALHISTA


45 curiosidades que você vai gostar

Pode fazer acordo em qualquer fase do processo?

Na grande maioria dos processos, durante a audiência ocorrem tentativas de acordo, incentivadas inclusive pelo juiz, de modo que não raro o processo se encerra na própria audiência com o acordo celebrado. Além das audiências, um acordo pode ser celebrado em qualquer outro momento do processo.

É possível acordo na fase de execução independentemente de homologação judicial?

9.099, de 26.09.1995 (Lei dos Juizados Especiais), preceitua o seguinte: “Art. 57. O acordo extrajudicial, de qualquer natureza ou valor, poderá ser homologado, no juízo competente, independentemente de termo, valendo a sentença como título executivo judicial”.

Quais são os meios de execução?

Além dos meios de execução típicos ou diretos — como o bloqueio de valores em conta e a penhora de outros bens —, o Código de Processo Civil, no artigo 139, inciso IV, deu poderes ao juiz para adotar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para garantir ao credor a satisfação ...

Em quais tipos de título a execução trabalhista pode se fundar?

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA

Tal execução pode fundar-se tanto em título judicial como em título extrajudicial.

Quais são os títulos executivos no processo do trabalho?

Os títulos executivos na justiça do trabalho são: · Acordo homologado em juízo (título executivo judicial); · Termo de comissão e conciliação prévia (Título executivo extrajudicial).

Quais documentos juntar na execução provisória trabalhista?

II - certidão de interposição do recurso não dotado de efeito suspensivo; III - procurações outorgadas pelas partes; IV - decisão de habilitação, se for o caso; V - facultativamente, outras peças processuais que o exeqüente considere necessárias.

O que acontece depois de iniciada a execução?

O que acontece após a execução ser iniciada? Quando é identificado que a empresa condenada não está cumprindo nem o pagamento e nem os prazos propostos, é iniciada a primeira fase da execução trabalhista. Nessa fase, há um cálculo detalhado, também chamado de liquidação, sobre o valor total da condenação.

O que pode ser penhorado na execução trabalhista?

Os recursos no TST envolvem bens de família, bens recebidos por doação com cláusula de impenhorabilidade, imóveis adquiridos de boa-fé por terceiros, valor existente em conta salário e proventos de aposentadoria, entre outros.

O que diz o artigo 880 da CLT?

880 - O Juiz ou presidente do Tribunal, requerida a execução, mandará expedir mandado de citação ao executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas, ou, em se tratando de pagamento em dinheiro, para que pague em 48 horas, ou garanta a execução, sob pena de ...

O que diz o artigo 879 da CLT?

879 da CLT. “Art. 879. Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos”.

O que diz o artigo 884 da CLT?

884 da CLT que diz: “Garantida a execução ou penhora os bens, terá o executado 30 (trinta) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação.

Quais são os títulos executivos?

Há duas espécies de título executivo, o judicial e o extrajudicial. O título executivo judicial é formado mediante atuação jurisdicional, enquanto o título executivo extrajudicial é formado por ato de vontade das partes envolvidas na relação jurídica de direito material (ou somente de uma delas).

O que diz o artigo 878 da CLT?

878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

O que são títulos executivos?

“O título executivo é o ato jurídico capaz de legitimar a prática dos atos de agressão a serem praticados sobre os bens que integram um dado patrimônio, de forma a tornar viável sua utilização na satisfação de um crédito.

O que é o meio de execução?

Meio é o instrumento de que se serve o agente para a prática da ação delituosa; modo de execução é a forma da conduta.

Qual a diferença entre execução direta e indireta?

O Regime de Execução Indireta consiste na forma pela qual a Administração Pública contrata com terceiros a realização de uma obra, serviço ou fornecimento. A execução direta, por sua vez, é feita pelos órgãos e entidades da Administração, por seus próprios meios.

É exemplo de execução indireta?

É exemplo de execução indireta a: A. imposição de multa em desfavor do executado, a fim de pressioná-lo ao cumprimento da obrigação; B.

Quem pode homologar acordo extrajudicial?

O juiz pode homologar, no prazo de 15 dias, o acordo sem a presença das partes, ou em certas ocasiões pode designar uma audiência. Ele tem a faculdade de homologar, ou não, o acordo extrajudicial, devendo sempre fundamentar a sua decisão.

É possível requerer homologação judicial de acordo extrajudicial?

Depois da reforma, as partes podem decidir, de comum acordo, levarem ao Judiciário um acordo extrajudicial para ser homologado. O processo de homologação só tem início por petição conjunta e com ambas as partes representadas por um advogado.

O que é acordo homologado judicialmente?

831 , parágrafo único , da CLT , o acordo homologado judicialmente equivale a decisão irrecorrível e deve ser executado nos exatos termos nele pactuados em face da ocorrência de coisa julgada. Na hipótese, o agravante deu quitação total e irrevogável quanto ao objeto transacionado nos termos do acordo.



Outras questões

Qual o gênero da palavra gerente?

Como se escreve 2012 em algarismos romanos?

Como escrever maquiadora?

O que quer dizer mais gostoso?

Que que significa inexistente?

Qual eo significado da palavra guerreiro?

Quando ocorre a extinção da punibilidade pela prescrição?

Qual valor do Duda de renovação de CNH RJ?

Como pagar DUA pelo aplicativo caixa?

Como mudar o número do rodapé?

Como ocorre o pagamento da pena de multa?

Como pagar o DAE pelo site da CAIXA?

Como pagar FGTS de funcionário?

Como gerar o DARE GO?

Onde pagar DARF com código de barras?

Como ajustar o tamanho de uma Tabela no Word?

Como pagar GPS pela internet Bradesco?

Tem como pagar conta da Enel com cartão de crédito?

Como ver a caixa postal da Vivo de graça?

Como saber se tenho algo no pulmão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com