2) O que fazer em caso de tempo de espera no banco excessivo
Segundo a legislação vigente (Lei nº 9.857/12, art. 1º, § 1º), o consumidor tem como comprovar o tempo de espera via bilhete de senha, onde constará impresso mecanicamente com o horário de recebimento da senha.
Para as regiões sem leis específicas, ainda é possível utilizar a resolução voluntária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assinada pelos maiores bancos do mercado, ela estipula que o tempo máximo de espera em filas é de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos nos períodos de maior movimento.
A Lei Estadual 7.878/99 regulamentou, por exemplo, que o tempo de espera pelo atendimento na capital em dias normais é de no máximo 20 minutos na fila. Antes e depois de feriados, é de 30 minutos.
É lei! Desde 1º de dezembro de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, o prazo máximo de espera para o atendimento por telefone, após digitar a opção de falar com atendente, é de um minuto. Para bancos e empresas de cartão de crédito o tempo é ainda menor, 45 segundos.
NÃO. A mera invocação de legislação municipal que estabelece tempo máximo de espera em fila de banco não é suficiente para ensejar o direito à indenização.
Por esse motivo, diversos municípios têm normas para penalizar as instituições financeiras que desrespeitam o consumidor com atendimento bancário demorado. Geralmente espera-se que o cliente seja atendido em no máximo 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico.
Bom se você entendeu o contexto desta avaliação, passamos para os próximos passos. Procure um advogado especialista para processar banco, conte sua estória e mostre os documentos que você possui. Nessa ocasião esclareça os custos que envolverão a ação. Por exemplo, honorários, custas judiciais e riscos de insucesso eventualmente.
1- Antes de processar banco, tente amigavelmente. Em muitas ocasiões, a conversa resolve. Se você teve um débito “não autorizado”, por exemplo em sua conta, procure a gerência. Lembre-se, uma ação judicial pode demorar bastante tempo e os resultados são incertos.
Normalmente, essas leis também prevêem que os bancos devem possuir um sistema de controle de senhas e horários, além de afixar avisos sobre o tempo estabelecido em locais de fácil visualização do público. Entretanto, muitas vezes, o atendimento nos bancos ultrapassa, e muito, este limite.
1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente. É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio). 2 - Ouvidoria: Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco.
Como tirar fotos de bebê recém-nascido?
Como é a prova de redação da Unopar?
Como descobrir o peso de um cachorro sem balança?
Quais as essências mais vendidas para aromatizadores?
Como tirar fotos com data e hora no celular?
Como fazer a folha de pagamento de um funcionário do MEI?
Como e quando começou o feminismo?
Como saber o valor da Tabela Fipe?
Quais são as regras de uma comunidade?
Como tirar foto das estrelas no iPhone?
Qual o valor da prata 925 hoje?
Como são as produções de ficção científica?
Como fazer pose para fotos em praia?
O que fazer para o frango não ficar duro?
Como são as relações comerciais entre os países na atualidade?