3 – Outra opção saudável é cozinhar o peixe em água com um pitada de sal ou no forno com azeite de oliva. Cozido: Para diminuir a perda de algumas vitaminas como a C, coloque pouca água para cozimento e acrescente o peixe no momento da fervura. Grelhado: invista no grill ou até mesmo na frigideira comum.
Tratei logo de criar uma receita de peixe frito que na verdade não é frito, mas fica muito parecido!...
Existe uma grande diferença em comer, por exemplo, um peixe frito em vez de um assado. Existem muitos alimentos que, além de saborosos, oferecem benefícios à nossa saúde e, por isso, podem fazer parte de uma dieta saudável e de emagrecimento.
Confira abaixo cinco dicas de como deixar o peixe mais saudável:
"O ideal é o consumo de peixes grelhados, cozidos ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves (com pouco óleo e manteiga), arroz, purês e vegetais", aconselha a nutricionista Patrícia Bertolucci, de São Paulo.
Incluir peixes regularmente na dieta tem vários benefícios para tornar a sua alimentação saudável. Para começar, eles são ótimas fontes de proteínas e contêm menos calorias do que as carnes vermelhas. Assim, podem ser usados para substituir outras carnes, como a de boi e de frango.
Outra opção acessível para quem precisa adicionar mais peixes à dieta. Enlatada ou fresca, possui as propriedades que já citamos nessa lista. A preferência por seu consumo é empanada, mas fique atento, pois qualquer alimento frito tem mais gorduras, principalmente a trans, dependendo do óleo utilizado no preparo.
Modo de Preparo
Quantidades comuns
Quantidade | Calorias |
---|---|
1 porção (85 g) | 169 |
100 g | 199 |
1 filé (16 cm x 9 cm x 1 cm) | 267 |
1 xícara, em lascas | 271 |
Incluir peixes na dieta previne doenças cardíacas, faz bem para o cérebro e imunidade. Eles possuem proteínas, vitaminas, minerais e gorduras "boas", como o ômega 3, que são essenciais para o corpo.
Os peixes são muito versáteis e podem ser preparados de diversas formas, agradando quase todos os paladares. Contudo, é preciso ter cuidado - algumas preparações são mais calóricas e podem colocar a sua dieta em risco. Confira as dicas das nutricionistas e veja como deixar o seu peixe mais saudável:
Apesar de ser o preferido na maioria das cozinhas por ser muito saboroso, o peixe frito possui muitas gorduras e deve ser consumido esporadicamente e com muita moderação.
Essa é uma das melhores maneiras de preparar o peixe, pois não acrescenta gorduras ao prato. No entanto, os alimentos cozidos perdem as vitaminas C e do Complexo B, que se dissolvem na água. Para reduzir essa perda, a nutricionista Flávia sugere utilizar pouca água no cozimento e esperar ferver para adicionar o alimento.
A temperatura fresca da água será capaz de descongelar o peixe através do saco plástico. Coloque o peixe em um pote com água fria. Se o peixe flutuar, coloque um prato ou outro peso por cima, para mantê-lo totalmente submerso. O peixe descongelará rapidamente na água fria.
A materia é formada por atomos indivisiveis?
O que é memória RAM e qual a sua função?
O que é o dropbox e como funciona?
Quais os sintomas de um nervo inflamado?
Quanto custa instalar ar condicionado automotivo?
Como fazer uma pesquisa por imagem no google?
O que é uma competência comportamental?
O que significa hastear a bandeira?
Qual a diferença entre prednisona e Prelone?
O que é dor no lado esquerdo abaixo da costela?
Onde é produzido o hormônio testosterona?
O que é passiflora e para que serve?