Orientações sobre como realizar um eletrocardiograma
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.
Quais cuidados necessários antes de fazer um eletrocardiograma?
Nesta primeira etapa, coloque os eletrodos da maneira convencional no paciente e registre o primeiro traçado de ECG. Veja abaixo a descrição do procedimento com imagens. As derivações direitas são recomendadas em pacientes com infarto do miocárdio inferior, quando se suspeite infarto de ventrículo direito.
Isso é fundamental, pois a colocação errada dos eletrodos pode levar a uma interpretação inadequada do ECG. Existem outras derivações que podemos fazer para casos específicos. Em pacientes com infarto agudo do miocárdio, se suspeitarmos de acometimento de parede posterior, podemos utilizar o V7 e V8. (geralmente se utiliza os cabos de V5 e V6).
Embora a leitura de ECG normal das pessoas possa sofrer variações, existem situações onde o médico queira investigar a fundo. Ele olhará os resultados do exame, combinará com os seus sintomas e formulará um diagnóstico.
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele pode ajudar a identificar a causa dos sintomas que você vem sentindo ou a verificar a saúde geral do coração. Ler um ECG básico não é tão difícil, mas é...
Quais tipos de infecções hospitalares mais comuns?
Quais substâncias prejudicam a nossa saúde?
Como era o celular no passado?
O que são avaliados na avaliação funcional?
Pode tomar propranolol à noite?
Quantos km dura a embreagem de uma moto?
Qual a competência do síndico?
Como cortar o efeito do Cobavital?
Quais são os tipos de diversidade?
Quanto rende uma lata de 18 litros de fundo preparador?
Pode colocar gasolina aditivada sempre no carro?