Existem peitorais específicos para o transporte de cães em carros de todos os tamanhos e modelos. O peitoral é preso com um adaptador na fivela do cinto e permite que o animal tenha um pouco mais de liberdade no banco traseiro. É uma opção normalmente escolhida para cães de porte médio e grande.
O primeiro contato do pet com a caixa de transporte deve ser positivo. Coloque o item na sala de casa com a porta aberta e deixe o próprio animal cheirar, entrar e explorar sozinho. No caso de cães, você pode colocar alguns brinquedos dele dentro da caixinha, bem como petiscos e a ração que ele adora.
Na maioria das companhias aéreas, o cão vai dentro da caixa de transporte, que fica no compartimento de bagagem. Se o cão já estiver acostumado a utilizá-la, desde filhote, a viagem será muito mais tranquila.
Ela deve ser colocada no banco traseiro ou no bagageiro do carro, dependendo do tamanho do cão: lembre-se de optar por um modelo espaçoso que vai permitir que seu pet mude de posição, mas sem exagerar, caso contrário, seria muito dispersivo e o animal poderia sentir-se assustado.
Para viajar de ônibus, cães e gatos não precisam apresentar o GTA (Guia de Trânsito Animal), mas o dono deve ter em mãos um atestado que comprove as boas condições de saúde do animal - o documento deve ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem.
FAÇA UMA CAIXA DE TRANSPORTE COM AQUELA BOLSA FORA DE USO
As caixas de transporte podem facilitar, e muito, a sua vida com o cão, principalmente durante viagens ou apenas nos passeios de carro do dia a dia. Cães são animais de “toca”, por isso, se usada da maneira certa, a caixa de transporte pode ser um local onde o seu pet se sentirá seguro e protegido.
Para esses, recomenda-se o cinto canino. “Mas, se for um animal muito grande, use uma grade divisória entre o motorista e o cachorro, deixando-o no banco de trás e com o cinto de segurança”, afirma Cyntia. Outros animais, como gatos, devem ser levados em caixas.
Usar um cobertor ou brinquedo que tenha um cheiro conhecido vai incentivar seu cão a entrar. Durante este processo, mantenha a porta da gaiola aberta de forma segura, para que não bata e assuste o cachorro. Deixe a porta do canil aberta por alguns dias para ajudá-lo a se acostumar.
O transporte de pets no carro deve ser feito de forma correta para garantir a segurança não apenas dos animais, mas também dos ocupantes. Além disso, bichos de estimação soltos na cabine podem se enquadrar em proibições previstas em lei. Por isso, fique por dentro do cinto de segurança para cachorro e outros acessórios de transporte.
“O transporte correto e seguro do pet deve ser preferencialmente realizado com bolsas, caixas plásticas de transportes (de preferência forradas com nylon ou tecido) ou com os cintos de segurança próprios e de acordo com o porte do bichinho de estimação”, detalha Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi/Mapfre.
Outros animais, como gatos, devem ser levados em caixas. “Gatos odeiam qualquer tipo de mudança e, por isso, precisam ser transportados sempre dentro das caixas especializadas para os felinos.
“Prefira transportar o cão, de qualquer porte, no banco traseiro, que é a área menos afetada em caso de acidentes.”
Como saber se é Deus que está falando?
O que preciso para registrar uma sociedade de advogados?
Como saber se eu sou um hipster?
Que tipo de vinho acompanha risoto?
Porque o coração dói quando estamos apaixonados?
Como são as pessoas narcisistas?
Como o rio Eufrates está hoje?
Como saber se o bebê tem passagem?
Como saber se um voo já chegou ao seu destino?
Como colocar o gesso no braço?
É normal ter Colica no início da gravidez?
Como se escreve em inglês 1 30?
Qual a menor divisão territorial de um país?
Como estava a França no século XVII?
Qual é o melhor lugar para se esconder no Esconde-esconde?