Veja como montar um protocolo de entrega de documentos:
O registro de protocolo (ou simplesmente «o protocolo») é o livro (ou, mais atualmente, o suporte informático) em que são transcritos progressivamente os documentos e os atos em entrada e saída de um sujeito ou entidade (seja público ou privado).
A ideia é a seguinte: toda vez que for ligar para algum desses lugares, pegue o caderno, e vá anotando o que foi conversado, data, hora, nome do(a) atendente e protocolo. Se precisou ligar novamente, continua anotando e verifique o que já foi conversado antes. Facilita e muito, podem acreditar!
(nome da empresa), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF), declara ter recebido de (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), nesta data, os seguintes documentos: - (primeiro documento);
A organização deve protocolar também a correspondência recebida, ou seja, realizar o registro da correspondência. Esse registro consiste em carimbar o documento, registrar o dia e hora, e o número de entrada. O carimbo deve medir aproximadamente 3 x 4 cm.
O protocolo trata-se do registro e controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.
4 passos simples para organizar os arquivos digitais para impressão ou protocolo eletrônico
Considero este manual como a Bíblia do Protocolo. José de Bouza Serrano nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1950. Licenciado em Direito, diplomata, ingressou na carreira em 1978 e esteve colocado nas embaixadas em Madrid, Bruxelas, Santa Sé e Ordem Soberana e Militar de Malta, Copenhaga e Haia, nas duas últimas como embaixador.
O registro de protocolo (ou simplesmente «o protocolo») é o livro (ou, mais atualmente, o suporte informático) em que são transcritos progressivamente os documentos e os atos em entrada e saída de um sujeito ou entidade (seja público ou privado).
A gestão do protocolo é normalmente confiada a uma repartição determinada, que recebe o material documentário do sujeito que o produz em saída e em entrada e o anota num registro (atualmente em programas informáticos), atribuindo-lhe um número e também uma posição de arquivo de acordo com suas características.
Tal registro, se obedecer a normas legais, tem fé pública, ou seja, tem valor probatório em casos de controvérsia jurídica. O termo protocolo tem um significado bastante amplo, identificando-se diretamente com o próprio procedimento.
O que que é cookies no celular?
Como eliminar verrugas na pele?
Como eliminar os pelos da virilha definitivamente?
Como fazer tatuagem falsa com perfume?
Como se chama a chuva muito forte?
Onde a tangerina é chamada de mexerica?
Como saber qual resistor é o correto?
Qual o melhor disjuntor para residência?
Quando uma bactéria que não sobrevive em presença de gás oxigênio é denominada?
Como saber se você canta bem ou não?
Como saber se a ex vai voltar?
Em qual Estado se fala mandioca?
Como saber quem criou um grupo de WhatsApp?