A interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos permite ter uma dieta geneticamente personalizada – com a nutrigenômica é possível entender como cada organismo responde aos nutrientes e, a partir daí, evitar doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.
Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.
Avanços recentes permitem decifrar o DNA para prevenir, antecipar, tratar e até curar várias doenças. Saiba mais sobre os recursos que já estão disponíveis. A de adenina, C de citosina, G de guanina e T de timina. Bastam essas quatro letrinhas para escrever o código da vida.
Os estudos de Mendel formaram a base para o desenvolvimento da genética. Outra enorme contribuição para a medicina foi a descoberta da estrutura em dupla hélice do DNA por Watson e Crick em 1953.
Muitos medicamentos serão desenvolvidos com base em técnicas epigenéticas, atuando no DNA das células. De acordo com Belfort, é possível atuar na prevenção em nível celular, quando se conhece o histórico familiar. Em relação ao câncer, muitos tumores poderão ser combatidos por meio da epigenética.
Veja algumas atitudes simples e práticas para começar a cuidar da saúde hoje mesmo:
Genética - Como as pesquisas genéticas estão presentes no cotidiano. ... Bem, em primeiro lugar, isso está relacionado diretamente com a nossa existência, pois a genética é a base do ser humano. Ela é responsável pelas nossas variabilidades e diferenças, bem como pelas nossas semelhanças.
Importância das pesquisas genéticas Compreender o processo de hereditariedade, bem como as características e especificidades dos cromossomos, genes, DNA e RNA foi um importante avanço para a humanidade, pois possibilitou a compreensão da evolução humana.
A Genética Médica é uma especialidade que realiza avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de indivíduos e famílias com diversos tipos de afecções, assim como suporte e consultoria para outras especialidades médicas e demais profissões da saúde.
Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.
A genética não é um destino, não determina o que você vai ser. “Os genes não restringem a liberdade humana, eles a possibilitam”, diz Matt Ridley, autor do livro O Que Nos Faz Humanos, em um artigo para a revista New Scientist.
Na última década, tanto o meio acadêmico-científico quanto os meios de comunicação passaram a divulgar os grandes avanços da ciência no campo da genética. Normalmente, quando se fala no assunto, as pessoas rapidamente associam a genética com o DNA e os testes de paternidade.
A genética encontra-se cada vez mais inserida na vida do ser humano. Já passou o tempo em que falar de genética era abordar as pesquisas com ervilhas do monge Gregor Mendel, o "pai da genética".
A partir dos anos 1990, aprendemos que as influências genéticas existem, são fundamentais, mas que os genes interagem com ambiente de forma muito mais complexa, mutável e imprevisível. Todos estão sujeitos a influências ambientais que podem, sim, mudar a expressão dos genes e fazer com que eles simplesmente não se manifestem.
Como é a dor de cabeça de pressão baixa?
O que acontece depois que o pretendente e aprovado?
O que é ergonomia de produção?
Como saber se o sapo é venenoso?
Como funciona o coração do ser humano?
Como compartilhar link do Hotmart?
Qual é o tamanho de um macaco?
Quais são os produtos da fermentação alcoólica?
É correto filho dormir com os pais?
Quando os dias são mais longos?
Onde posso colocar o botijão de gás?
Quais artigos da CF fala sobre controle de constitucionalidade?