Confira 10 dicas que podem ajudar você.
A leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa.
Não se trata de uma ação mecânica que aborrece. Ler é estabelecer relação com o texto lido, é compreendê-lo e interpretá-lo. Neste sentido, a literatura passa a ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções.
O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Para que não fique dúvidas, consideramos leitor literário aquele que lê textos literários e leitor não literário, quem pratica a leitura somente de textos não literários. Ressaltamos que a leitura tem uma função social imprescindível para a transmissão dos valores culturais de uma geração a outra.
Os gêneros literários são classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Os gêneros literários resultam dos diversos tipos de produção literária existentes. Existem diversos tipos de produções literárias – romances, poemas, contos, tragédias, comédias etc.
O ensino de práticas literárias podem ser feitas por meio de representação de uma história, preparar exposições com as diferentes versões de uma mesma história, podem recontar do seu jeito em uma roda. Com base no objetivo que se integra a isso, fixar-se nas ilustrações, gêneros ou personagens, entre outros.
Aqui, podemos citar como exemplos de texto não literário: 1 notícias de jornal, revistas, TV, rádio ou sites; 2 livros didáticos e apostilas; 3 bulas de remédio; 4 documentos; 5 receitas culinárias; 6 artigos científicos; 7 manuais de instrução. More ...
Confira aqui 10 dicas para analisar um texto literário. Sabemos que, mesmo para os amantes da literatura, pode ser complicado entender o que o autor quis dizer com determinado livro. No entanto, também pode ser uma tarefa muito prazerosa.
Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.
Assim, os textos literários nem sempre estão ligados à realidade (no caso da ficção) e muitas vezes são subjetivos, podendo existir diferentes interpretações de leitores distintos. Além disso, o texto literário contém figuras de linguagem, sentido figurado e metafórico das palavras, que tornam o texto mais expressivo.
Como cuidar a planta peperômia?
Como cuidar de uma dama-da-noite?
Onde se registra alienação fiduciária?
Como atualizar salário na carteira de trabalho digital?
Como fazer boletim de ocorrência na Polícia Federal?
Como colocar avaliação no RCO?
Como dar um gelo em um leonino?
Como trabalhar cultura da paz na educação infantil?
Qual a mensagem principal do filme Como Estrelas na Terra?
Como acontece o ritual Toré na tradição Potiguara?
Como aumentar carga no bíceps?
Qual a importância do meio ambiente para a vida humana?
Como trabalhar a ortografia na Alfabetização?
Como o meio social interfere na construção da personalidade do ser humano?
Como trabalhar os sonhos na educação infantil?
Como a taxa de juros afeta a economia?