Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico. A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes.
A palavra sociedade advém do termo em latim societas, que significa associação com outros. Os seres humanos juntam-se, desde os primórdios, em grupos para facilitar a sobrevivência. Podemos dizer, de maneira geral, que há uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas que configura a sociedade como um todo.
Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.
A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)
Fases do sistema capitalista
O movimento político socialista inclui um conjunto de filosofias políticas que se originaram nos movimentos revolucionários de meados ao final do século XVIII e por preocupação com os problemas sociais que estavam associados ao capitalismo.
A humanidade conheceu várias sociedades: bárbara, feudal, moderna, industrial, pós-industrial e, hoje, asseguram os especialistas, vivemos numa sociedade da informação. Segundo estudos, algumas regiões do mundo, já estariam ingressando numa nova sociedade do conhecimento.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA. A crescente divisão do trabalho é uma das características das sociedades modernas. Os autores clássicos Émile Durkheim e Karl Marx, já conhecidos nossos, têm visões diferentes sobre essa questão, e o pensamento de ambos marca perspectivas de análise diversas ainda hoje.
Este período da história moderna está caracterizado pela exploração e colonização do Continente Americano e o estabelecimento de contatos sólidos entre civilizações espalhadas pelo mundo.
Todavia. foi apenas nos séculos XIX e XX que esse fenômeno tomou as dimensões que vemos hoje. A era moderna, diante dos conflitos cada vez mais globais, foi marcada pela segregação de classes, indivíduos e, principalmente, de nações.
As comunicações iam se tornando mais velozes, estradas iam se abrindo, mudando toda a paisagem de cada localidade. Uma nova classe social, que reunia banqueiros, artesãos, camponeses, mercadores, aparecia com o nome de burguesia. O dinheiro adquiriu valor e o comércio superou a terra. Liga Hanseática.
Quais são as áreas de conhecimento que tendem a usar estudos de caso?
O que é ser um grande pensador?
Quais os componentes do sistema de alarme automotivo?
Porque devo assumir meus erros?
Como funciona os dois meses de depósito?
Qual o certo praiana ou Praieira?
Como funciona o processo de armazenagem?
Quais os sistemas utilizados para distribuição de água fria?
Como se chama uma pessoa que não tem nenhum documento?
Como funciona o sistema de drenagem dos campos de futebol?
Quais tipos de mutações existem?
Como classificar uma expressão?
Como se chama uma pessoa muito rica?
Como funciona nosso sistema linfático?