Comentário: O senso comum é a nossa primeira forma de compreensão do mundo, resultante da herança cultural dos grupos sociais onde estamos inseridos. É um conhecimento transmitido de geração em geração por meio da educação informal e é baseado em imitações e experiências pessoais.
O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
Auguste Comte é um dos autores mais importantes da escola positivista e também é considerado o fundador da Sociologia. Nascido em Montpellier, França, em 1798, Auguste Comte foi o responsável pelos primeiros esforços para delimitar o campo de estudo da Sociologia.
Comte estava preocupado em organizar a realidade e não a modificar. Esse autor defendia que os estudos sociais deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade. A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza.
Pergunta 10 Qual a definição de individualismo? Resposta Selecionada: Corretae. É a valorização da autonomia individual em detrimento da coletividade.
Conjunto de ideias e opiniões que é aceito pela a maioria das pessoas de um grupo ou sociedade.
Julgamento exato; habilidade de distinguir o certo do errado, o bem do mal ou o falso do verdadeiro.
Podemos pensar, por isso, que nem sempre o senso comum é positivo ou está certo, afinal, sabemos que as mulheres não são menos inteligentes, mais frágeis ou subalternas aos homens. Isso atesta também o fator repetitivo que circunda a denominação do senso comum: é algo que, de tanto ser repetido, acaba sendo encarado como uma verdade.
De fato, a ciência é a fonte de conhecimento mais segura que temos, mas a validade do senso comum, em alguns casos, é notável.
Ao passo que há uma certa complementaridade entre Filosofia, ciência e senso comum, visto que as duas primeiras partem deste, parece não haver ligação entre senso comum e senso crítico. Enquanto no senso crítico prevalece a desconfiança, o ceticismo, a crítica e a análise; no senso comum prevalece a aceitação do conhecimento dado e repetido.
A cultura popular está cheia de elementos do senso comum. Temos, por exemplo, a afirmação causal “se pegar friagem, ficará gripado”. Essa afirmação, repetida, geralmente, pelas pessoas mais velhas, não é necessariamente verdadeira, mas enraizou-se em nossa cultura pela repetição.
Quais são as ferramentas de comunicação de marketing?
Quanto custa deixar um quarto à prova de som?
Quanto ganha um desenvolvedor full stack nos EUA?
Quem morre em Porto dos Milagres?
Quais as contra indicações da PEEP?
Como apagar tudo do meu iPhone que foi roubado?
Como fazer para fundir o motor?
Qual o valor do salário para engenharia acústica?
O que deixa um canceriano feliz?
Quais pontos fortes falar em uma entrevista?
Qual a diferença entre urticária e dermatite?
Qual a área de residência menos concorrida?