Mondrian não usava linhas sinuosas e curvas, pois acreditava que as superfícies –telas- deveriam ser desenvolvidas com elementos planos e linhas retas, sua intenção era retratar a harmonia do universo através do equilíbrio das formas. ...
Chama-se Neoplatiscismo. É um estilo artístico mais abstrato com ângulos retos juntamente com as cores primárias e as não cores como o cinza.
- Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares. - Mondrian evoluiu do naturalismo e simbolismo para a arte abstrata.
Em 1940 mudou-se para Nova Iorque onde seus quadros começaram a ganhar mais liberdade, deixando de lado as linhas negras para unir as áreas com cores vivas.
Essa fase de sua obra, a mais popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais (o uso de diagonais induziria a percepção a ver profundidade na tela e motivou o rompimento de sua amizade com Theo Van Doesburg, posteriormente).
Amersfoort, Países Baixos Piet Mondrian/Local de nascimento
Foi com uso de apenas três cores que Mondrian revolucionou o mundo da arte. Sua paleta criou pinturas abstratas em vermelho, amarelo e azul, que se tornaram ícones mundiais indo muito além da cena holandesa conservadora.
Piet Mondrian (1872-1944) foi um artista holandês de destaque no movimento modernista europeu no início do século XX. Responsável por um trabalho no qual buscava refletir as leis matemáticas universais, seu nome está relacionado à corrente da arte denominada neoplasticismo.
Veja um resumo das características do Neoplasticismo: Depuração das formas até chegar nos componentes fundamentais: linhas, planos e cubos. Formas assimétricas com grande sentido de equilíbrio. Cores primárias saturadas ou tons neutros (branco, preto e cinza)
No grafite a arte é representada por desenhos mais elaborados, que exigem uma técnica maior.
As obras mais famosas de Mondrian são suas pinturas feitas em vermelho, amarelo e azul, bem como preto e branco, exatamente como essa acima. A partir da década de 1940, Mondrian pintou quadrados menores de cor entre algumas de suas linhas duplas, sem se preocupar com a delimitação das bordas em preto.
Assim, bem característico de Piet Mondrian e do movimento Stijl, foram as composições de linhas e planos em preto, branco, vermelho, amarelo e azul que ainda hoje inspiram artistas, arquitetos e designers de todo o mundo. A seguir, aprenda mais sobre a vida de Mondrian e conheça seus principais trabalhos.
Uma peça de design não tinha apenas a visão do designer, mas da sociedade em geral. Comunicação em massa, digitalização e o punk marcaram essas décadas. O maior destaque do design pós-moderno foi o Grupo Memphis, entre 19, com formas angulares e cores alegres.
O nome “design” só surgiu durante a era moderna, há apenas três séculos, mas a sua criação é datada desde a criação da humanidade. Suas técnicas e estética foram muito além dos objetos e da decoração, e influenciaram diretamente a arte, a arquitetura e até mesmo a nossa história.