A cultura constituída no universo escolar é formada pela interação entre, de um lado, os programas, currículos oficiais, normas e legislações; e, de outro, pelos resultados da ação praticada pelos atores envolvidos no desenvolvimento desses programas: professores, gestores, funcionários, alunos e comunidade.
A cultura escolar refere-se às práticas e modos de transposição didática de diferentes conteúdos, comportamentos e normas sociais relizados na escola.
A escola é defendida como uma entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem.
Cultura e cotidiano escolar * Com base nas idéias de Michel de Certeau e Michel Foucault, busca indicar como se dá a "trama da cultura" nas múltiplas e diversas relações dos praticantes dos cotidianos através de acontecimentos culturais.
As diferenças culturais apresentam-se de diversas formas, através de: seus valores, símbolos, regras, padrões, vestimentas, hábitos, costumes, etnias, etc. que se encontram sempre em processo de mudança, isso tudo aparece e é transmitido no agir cotidiano. Dentro das salas de aula não é diferente.
22 curiosidades que você vai gostar
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Para melhor interação dos indivíduos nas salas de aula, deve ser focado um currículo escolar e uma pedagogia democrática, que deve primeiramente começar reconhecendo que os indivíduos são diferentes uns dos outros, que pensam e têm costumes diferentes, e que quando entram na escola já possuem um capital cultural, ...
O cotidiano escolar é um espaço complexo de interações, com demarcação de identidades e estilos, sendo assim, esses sujeitos tendem a transformar os espaços físicos em espaços sociais e culturais.
Em determinados dicionários da língua portuguesa, a definição de cultura, depois de dizer que é o ato, efeito ou modo de cultivar, segue explicando que ela é o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas… e por aí vai.
Contudo, apesar de cada escola possuir sua identidade, a cultura da escola, a qual se sustenta nas práticas das pessoas que tomam parte nela, a cultura escolar está presente, sustentando-se institucionalmente, produzindo e reproduzindo tensões, novas e antigas contradições.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.
Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e valores.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
A cultura está presente sempre que os seres humanos se organizam em sociedade. A cultura é uma construção histórica e produto coletivo da vida humana. Isso quer dizer que falar em cultura implica necessariamente se referir a um processo social concreto.
Ela foi transmitida para as gerações seguintes no cotidiano: na conversa, nas atividades diárias, nas festas e comemorações, no exemplo das outras pessoas. De uma forma completamente diferente do que muitos pensam, não existem pessoas com mais ou menos cultura, ou mesmo culturas inferiores ou superiores.
A importância da cultura para a nossa vida
Por exemplo, um grupo de indígena só se torna diferente em relação à sociedade moderna por conta de sua cultura, isto é, de seus elementos de distinção: seus costumes, hábitos e valores. ... É a cultura que nos torna únicos em relação ao mundo.
A rotina escolar é positiva para os alunos
Aos poucos, os alunos conseguem mapear o funcionamento do dia: hora das atividades, hora de lazer, hora da refeição, entre outras. Dessa maneira, eles se tornam cada vez mais capazes de organizar por si mesmos as tarefas ao longo do tempo que têm disponível.
Pensar no cotidiano escolar, especificamente, da sala de aula, implica atentar-se para o caminho percorrido pelos sujeitos que o constroem e reconstroem intersubjetivamente em um movimento contínuo de idas e vindas, avanços e retrocessos, clareza e obscuridade, enfim, de contradições.
No momento em que as crianças aprendem a andar é relevante realizar passeios pela creche. O adulto deve coordenar inúmeras atividades com as crianças, a partir de certa idade, tais como: contar histórias, fazer teatro com fantoches, ensinar músicas e brincadeiras de roda, brincar de esconde-esconde.
Como aceitar as diferençasObserve as suas próprias atitudes. ... Dê exemplo sempre. ... Converse com as crianças. ... Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ... Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ... Faça brincadeiras que estimulem a integração. ... Busque exemplos de representatividade.
Quais atividades para trabalhar diversidade cultural na escola?1- Trabalhar a autoestima pela representatividade.2- Dinâmicas de integração.3- Uso de personagens da literatura infantil.4- Comemorar os feriados que celebram a diversidade.5- Filmes infantis e desenhos inclusivos.
O papel da escola na formação crítica do aluno
Essa mesma escola também poderá contribuir decisivamente com seus alunos para uma cultura da paz e de respeito às diferenças; somente assim ela poderá contribuir para a diminuição de comportamentos antissociais, dando uma educação de qualidade aos alunos que a frequentam.
Por que Nick Fury virou negro?
Quais sinais comprovam um quadro de depressão?
Como fazer o desmame do minoxidil?
Qual a dosagem de ferro por dia?
Como calcular contribuições previdenciárias em atraso?
Qual é a diferença entre um meteoro e um meteorito?
Quantos brasileiros estão empregados no Brasil?
Como fazer limpeza pesada com bicarbonato?
Quais são os alimentos que contêm fungos?
Qual a melhor carne de segunda para moer?
Qual a importância da qualidade de um produto?
Quais os malefícios do alisamento?
O que é atividade de segurado especial?
Faz mal tomar dois remédios ao mesmo tempo?