Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).
Os artrópodes são animais dióicos, ou seja, possuem sexo separado. Nos animais terrestres a fecundação se dá internamente, já nas aquáticas, na maioria das vezes, ocorre externamente.
Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas. INSETOS: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax.
Os equinodermos podem ser classificados em cinco classes distintas: - Classe Asteroidea – Exemplo: Estrelas-do-mar. - Classe Echinoidea - Exemplos: Ouriço-do-mar e bolachas-da-praia. - Classe Ophiuroidea - Exemplo: Serpentes-do-mar.
Os crustáceos são representados pelos camarões, lagostas, caranguejos, cracas, siris e apresentam dois pares de antenas, geralmente cinco pares de pernas e vários apêndices abdominais. Os quelicerados são representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões, carrapatos e ácaros.
Reprodução. Apresentam reprodução sexuada e são dióicos. As gônadas não possuem ductos, assim, quando maduras rompem e liberam os gametas em uma cavidade denominada átrio, entre o tubo digestório e a cavidade do corpo. A partir daí, os gametas saem do corpo e ocorre a fecundação externa.
Alguns artrópodes, como a maioria dos insetos, sofrem um processo chamado de metamorfose, onde ocorre uma transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), ...
Os artrópodes têm apêndices articulados; o corpo segmentado, envolvido num exoesqueleto de quitina (números da imagem acima). Os apêndices estão especializados para a alimentação, para a percepção sensorial, para defesa e para locomoção.
Esses artrópodes habitam ambientes marinhos e de água doce e são representados por: siris, pulgas d’água, camarões, caranguejos e lagostas. Aracnídeos - possuem três pares de patas, não têm antenas e são dotados de quelíceras (ferrões) e palpos (órgão sensoriais).
Crustáceos - possuem geralmente cinco pares de patas, dois pares de antenas e corpo segmentado em cefalotórax e abdome. Esses artrópodes habitam ambientes marinhos e de água doce e são representados por: siris, pulgas d’água, camarões, caranguejos e lagostas.
Como ocorre o transporte de gado durante as cheias no Pantanal Mato-grossense?
Como aconteceu a revolta de Sabinada?
O que foi a separação entre capital e trabalho?
Como ocorre a replicação do vírus em plantas?
Como ocorreu a diminuição do volume do Mar de Aral?
Como aconteceu a supremacia de Napoleão Bonaparte?
Como ligar o Wi-fi da TV LG webOS TV lj600b?
Como jogar contra bots no Fortnite?
Qual o perigo do jogo Free Fire?
Como funciona o grupo de consórcio?
Como funcionam os pares de moedas?
Qual é a moeda usada no site Wish?
Como se assentar paralelepípedo?
Como é o funcionamento do processador?
Como é a classificação dos anelídeos Cite um exemplo de cada grupo?