O etanol é um biocombustível de origem vegetal. No Brasil, grande parte do produto é produzido a partir da cana de açúcar. Nos Estados Unidos, por outro lado, é mais comum o combustível gerado com o uso do milho. Ainda é possível obtê-lo a partir da beterraba, mandioca e de outros vegetais.
As vantagens mais relevantes que o uso do etanol como combustível oferece são:
Ele é obtido principalmente por meio da fermentação de açúcares e cereais (por isso, é chamado muitas vezes de “álcool de cereais”). No Brasil, o etanol é produzido somente pela fermentação da cana-de-açúcar, em que cerca de 1 tonelada de cana produz 70 litros de etanol.
Uma das desvantagens do uso do etanol é que ele é cerca de 30% menos eficiente que a gasolina. Dessa maneira, é necessário abastecer uma maior quantidade de álcool para conseguir andar o mesmo que a gasolina.
O principal benefício do etanol é ser uma alternativa limpa e renovável, se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito que libera gás carbônico e contribui com a poluição. ... Outra vantagem do etanol é o preço mais baixo quando comparado ao dos combustíveis fósseis.
O álcool possui uma eficiência energética 30% menor com relação a gasolina, por isso se o preço do álcool for 70% mais barato que a gasolina, vale a pena abastecer com ele. Na prática, o preço da gasolina sempre vai ser maior. Então você deve dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina.
O Álcool Etílico Combustível, mais popularmente conhecido como Etanol, é uma fonte de energia limpa e renovável, proveniente de várias matérias-primas como beterraba, grãos e cana-de-açúcar, sendo essa última o insumo agrícola utilizado na fabricação de etanol no Brasil, considerado o melhor do mundo.
Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem. O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc.
Já a gasolina, normalmente, possui até 26% de álcool a cada litro. A mistura dos componentes tem como objetivo baratear a produção da gasolina. Assim como de diminuir a emissão de gases na atmosfera. Quais as vantagens do uso do álcool combustível em relação à gasolina?
Contudo, uma das maiores consequências da produção do álcool está em seu fator de poluição, especialmente o álcool provindo da cana de açúcar, que passa por grandes queimadas antes de ser destilada.
O álcool orgânico se tornou uma vantagem tanto para a indústria alimentícia quanto para a indústria de cosméticos orgânicos, que atualmente produz perfumes, colônias e desodorantes 100% orgânicos e garante que pessoas com alergias ou pele sensível consigam usufruir de todas as vantagens de seus produtos.
São três os tipos de etanol disponíveis nos postos de combustível: o etanol comum, o etanol aditivado e a gasolina misturada ao etanol. Quando deseja abastecer apenas com álcool, a escolha mais acertada do consumidor é pela versão comum. Já a gasolina, normalmente, possui até 26% de álcool a cada litro.