A faringe é um tubo, cujas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.
Ela se comunica com as cavidades nasais através das coanas e se comunica com o ouvido médio através das tubas auditivas, ou trompas de eustáquio, localizadas cada uma em um lado e ligadas com a caixa do tímpano.
A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório.
A faringe é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa (empre úmida com o muco produzido). Nessa membrana mucosa consta acumulações de células do sistema imunológico, chamados de folículos linfóides.
A cavidade nasal, na realidade, é formada por duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas entre si por uma parede cartilaginosa. Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar.
Nesta veremos as principais características da faringe. Um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. Podemos dividi-la basicamente em duas partes: a nasofaringe, parte respiratória; e a orofaringe, parte digestória. Antes de continuar veja uma vídeo aula sobre o assunto.
A drenagem venosa desta região se dá através da veia palatina externa, que drena para o plexo faríngeo. Em seguida o plexo faríngeo drena para a veia jugular interna. Temos vários materiais de estudo sobre os vasos sanguíneos da faringe. Aprofunde seu conhecimento e depois desafie-se com os nossos testes!
– Leia mais. Kim Bengochea, Universidade de Regis, Denver A faringe, mais comumente conhecida como garganta, é um tubo com cinco centímetros se estendendo posteriormente às cavidades nasal e oral, até a laringe.
A faringe desempenha um papel importante na deglutição. As paredes da faringe contêm músculos estriados, ou seja, músculos que podem ser controlados por ação voluntária. Durante a deglutição, o palato mole se levanta e divide a faringe em seções dorsal e ventral. O compartimento dorsal é a nasofaringe e o compartimento rostral é a orofaringe .