De acordo com a legislação vigente, o auditor poderá expressar em seu relatório um dos seguintes tipos de opinião: sem ressalva, com ressalva, diversa, e declarada adversa, diversa, com distorção, e sem distorção definitiva, verídica, com distorção, e sem distorção declarada, reduzida, diversa, e abstenção de opinião ...
O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
O parecer dos auditores é uma espécie de revisão das contas e relatórios de um negócio. O auditor ou a empresa de auditoria independente contratado para este fim deverá verificar se os dados internos da companhia batem com o que foi apresentado no balanço, o que deve constar no parecer dos auditores.
Dependendo do âmbito, há uma série de normas de auditoria a serem seguidas, por exemplo: NBC T 11 – Norma de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis; NPA 14 – norma que estabelece os padrões técnicos a serem adotados pelo auditor independente; NPA 04 – Revisão Limitada de Demonstrações Contábeis.
Um processo de auditoria, quanto aos tipos, pode ser classificado em duas categorias: auditoria contábil e auditoria operacional.
De acordo com a NBC TA 700: Opinião não modificada é a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.
Existem basicamente quatro tipos de pareceres do auditor:
O Parecer Pericial Contábil deve ser uma peça escrita, na qual o perito-contador assistente deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.
Principais assuntos de auditoria Para as auditorias de conjuntos completos de demonstrações contábeis para fins gerais de entidades listadas, o auditor independente deve comunicar os principais assuntos de auditoria no seu relatório, de acordo com a NBC TA 701.
Muitos estudos têm vindo a demonstrar que a reputação do auditor tem associação direta com a qualidade da auditoria. DeAngelo (1981) enunciou uma teoria económica, sobre a qualidade de auditoria, segundo a qual as empresas de auditoria de maior dimensão realizam auditorias de maior qualidade.
DeAngelo (1981) enunciou uma teoria económica, sobre a qualidade de auditoria, segundo a qual as empresas de auditoria de maior dimensão realizam auditorias de maior qualidade. Esta teoria é baseada nos custos em que as empresas podem incorrer, caso realizem auditorias de baixa qualidade.
Os objetivos do auditor são: (a) formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na avaliação das conclusões alcançadas pela evidência de auditoria obtida; e (b) expressar claramente essa opinião por meio de relatório por escrito. Opinião auditor
Porque acontece a violência obstétrica?
Qual foi o acordo assinado entre Estados Unidos e Canadá e México?
O que são as brincadeiras tradicionais?
Como faço para engarrafar água mineral?
Quando surgiu a valsa no Brasil?
Como se dá o tratamento estabelecimento da qualidade e distribuição da água?
Como criar um calendário em casa?
Em qual Festival surgiu a comédia?
Como utilizar a energia dos cristais?
Qual o valor da passagem de São Paulo para Mogi Guaçu?
O que é o Coaching é como se realiza o processo?
O que faço para abafar barulho do AP de cima?
O que é preciso para ganhar dinheiro com marketing digital?
Como ganhar dinheiro fazendo letras de música?
Qual a porcentagem que ganha um vendedor de carros?