Na anatomia humana, vale lembrar que a clavícula é um osso par que liga os membros superiores ao tronco. Ela é classificada como um osso longo do esqueleto humano.
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.
A clavícula está conectada à escápula em sua extremidade distal por meio da articulação acromioclavicular. Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e frequentemente possui um disco fibrocartilaginoso, da mesma forma que na articulação esternoclavicular.
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.
Neste resumo adotamos as classificações de Hall (2000) e Kapandji (2000) para o complexo articular do ombro, constituído pelas seguintes articulações: coracoclavicular, subdeltoidea, escapulotorácica, esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral.
A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem.
Outras características da clavícula são as seguintes: – Ainda que seja um osso longo, não há cavidade medular (medula óssea), sendo a clavícula consistida de osso esponjoso (trabecular) e com revestimento de osso compacto;
– Juntamente com os músculos chamados de deltoide e peitoral maior, a clavícula oferece forma ao trígono clavipeitoral, local que pode ser palpado no processo coracoide da escápula.
– O formato da clavícula é semelhante ao de um “S” delicado, sendo que dois terços mediais são convexos anteriormente e o terço lateral é um côncavo anteriormente. Obs.: a junção do terço medial com o terço lateral é o local exato de maior incidência em fraturas na clavícula;
Como dito anteriormente, a clavícula faz parte da estrutura que forma a cintura escapular, ou seja, atua na transmissão de força e movimentos dos braços ao tronco.
Quanto ganha um motorista uber?
O que passar na madeira para tapar buracos de cupim?
O que é ser procurador do Município?
Quem participou do BBB e já morreu?
Qual é a parte do cérebro responsável pelo sonho?
Qual a vantagem da estaquia para o agricultor?
Qual a estrutura da parede celular de bactérias Gram-positivas?
O que pedir no amigo secreto de 70 reais?
Qual a sua forma de demonstrar amor?
Quais regras fazem parte da moral?
Como administrar um canal no Telegram?