Como pode ser classificada a clavícula?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(53 votos)


Como pode ser classificada a clavícula?

Na anatomia humana, vale lembrar que a clavícula é um osso par que liga os membros superiores ao tronco. Ela é classificada como um osso longo do esqueleto humano.

O que é articulação glenoumeral?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Como é classificada a articulação glenoumeral?

A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.



Quais são as articulações da clavícula?

A clavícula está conectada à escápula em sua extremidade distal por meio da articulação acromioclavicular. Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e frequentemente possui um disco fibrocartilaginoso, da mesma forma que na articulação esternoclavicular.

Qual a classificação da escápula?

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.

Qual a sua classificação de cada articulação do complexo do ombro?

Neste resumo adotamos as classificações de Hall (2000) e Kapandji (2000) para o complexo articular do ombro, constituído pelas seguintes articulações: coracoclavicular, subdeltoidea, escapulotorácica, esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral.



Quais as principais características da Articulacao do ombro?

A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem.

Quais são as características da clavícula?

Outras características da clavícula são as seguintes: – Ainda que seja um osso longo, não há cavidade medular (medula óssea), sendo a clavícula consistida de osso esponjoso (trabecular) e com revestimento de osso compacto;

Quais são os músculos da clavícula?

– Juntamente com os músculos chamados de deltoide e peitoral maior, a clavícula oferece forma ao trígono clavipeitoral, local que pode ser palpado no processo coracoide da escápula.



Como é o formato da clavícula?

– O formato da clavícula é semelhante ao de um “S” delicado, sendo que dois terços mediais são convexos anteriormente e o terço lateral é um côncavo anteriormente. Obs.: a junção do terço medial com o terço lateral é o local exato de maior incidência em fraturas na clavícula;

Qual a função da clavícula no tronco?

Como dito anteriormente, a clavícula faz parte da estrutura que forma a cintura escapular, ou seja, atua na transmissão de força e movimentos dos braços ao tronco.



Outras questões

Como se chama a doença dos ossos?

Qual a definição do termo medial?

Qual a principal característica dos aços inoxidáveis Cite algumas aplicações?

Como saber se uma amizade pode virar amor?

Para que serve o Olivem 1000?

Como se chama o limite conservativo de placas?

Qual o tempo verbal de um artigo?

Como fazer o símbolo do grau no teclado?

Quais são os verbos intransitivos e transitivos?

O que é teoria do inadimplemento mínimo?

Qual o melhor lugar do mundo para viajar?

O que é a implantação na arquitetura?

Quantos anos a Chaeyoung tem?

Qual a carga horária do treinamento de NR 33?

Como é o lixão?

Como se diz boa tarde?

Qual é o preço do cigarro Rothmans?

Quais são os cursos mais difíceis?

São elementos de uma pirâmide?

O que é o concunhado?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com