As capacidades motoras foram analisadas através dos testes: Força, Jump Test; Coordenação, Teste de Burpee; Equilíbrio, Teste flamingo; Flexibilidade, Teste de Sentar e Alcançar; Agilidade, Teste de Shuttle Run. ... No fator coordenação obtivemos resultados estatisticamente significativos.
Capacidades motoras coordenativas
Meinel e Schnabel, em 1987, citados por Greco (2001), diferenciam sete capacidades coordenativas: capacidade de diferenciação, capacidade de acoplamento, capacidade de reacção, capacidade de orientação, capacidade de equilíbrio, capacidade de mudança e capacidade de ritmo.
Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como o sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas, obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
A avaliação pode consistir de Teste funcional de mobilidade – Timed Up and Go Test (TUG), Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6), Teste de Shuttle (TS) ou teste de caminhada com velocidade progressiva, dentre outros.
Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas. Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia.
As capacidades motoras dividem-se em dois grandes grupos: As capacidades condicionais – relacionam-se com o aspeto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção e transformação de energia e da fadiga. As capacidades coordenativas – relacionam-se com o aspeto qualitativo do movimento.
Desenvolvimento das capacidades motoras Capacidades motoras(cont.) Condicionais - dependem do processo de obtenção e transformação de energia no organismo, estando relacionadas com o aspeto quantitativo – a resistência, a força, a flexibilidade e a velocidade;
Características principais das Habilidades Motoras (Magill, 2001): Têm um determinado propósito; Efectuadas voluntariamente; Requerem movimentos corporais e/ou movimentos dos seus segmentos. Têm que ser aprendidas. Capacidades Motoras (Magill, 2001):
As mais importantes capacidades motoras a considerar para uma boa condição física são as seguintes: Destreza. Como é do conhecimento de todos, estas capacidades são distintas entre si, assim existe um trabalho diferente para cada uma delas e a facilidade ou dificuldade de atingir o seu objectivo será diferente.
Capacidades motoras coordenativas. São essencialmente determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central, constituindo-se portanto na base para a aprendizagem, execução e domínio dos gestos técnicos. Na literatura, encontram-se divisões como: Capacidade de aprendizagem motora.
Como acessar o Conexão Escola pelo notebook?
Como selecionar o maior valor de uma tabela?
Como pegar tridente de afogado?
O que causa cãibra na batata da perna?
Qual elo dá pra pegar na MD10?
Qual a melhor isca para pegar jaú?
Como eu sei que o cheque voltou?
Onde fica o Kabuto no Pokémon Fire Red?
Como instalar o driver do controle do Xbox 360?
Como a complacência pulmonar afeta a inspiração e a expiração?
Como é o processo de floração das flores?
Como se dá a organização social do povo Pankararu?
O que é a oxidação das células?