Ao contrário das plantas de jardim que necessitam de muita manutenção, as folhas de íris não exigem poda ou corte para crescerem bem. Na verdade, não mexer nas folhas até mesmo depois do período de crescimento permite que a íris ganhe mais nutrientes pela fotossíntese, o que ajuda no crescimento do próximo ano.
A poda deve ser feita cortando as flores murchas e mortas, porém, é importante manter pelo menos dois terços da haste da planta, já os pedaços que foram cortados, podem permanecer no solo junto com o resto da planta, fazendo com que o lírio absorva os nutrientes. Compre a tesoura adequada para isso.
À medida que as flores morrem, novas plântulas crescem nas pontas das hastes da flor, pesando-as para baixo até que se dobrem para tocar o chão e formar raízes. Cortar as hastes após as novas plantas formarem um sistema radicular saudável.
Geralmente, regas a cada 5 ou 7 dias ajudam a planta a se desenvolver bem e fornecem tudo que ela precisa. Conforme o desenvolvimento for acontecendo, as regas devem tornar-se menos frequentes e, em alguns casos, devem ser ainda mais espaçadas caso o inverno seja mais úmido ou mais ameno na região.
A planta faz parte da família das iridáceas. Existem centenas de variedades com flores de tamanhos e cores diferentes.
Tereza, você pode deixar o lírio no vaso, sim, mas dificilmente ele voltará a dar flores se não sofrer algum tipo de choque térmico. O lírio precisa de uma mudança brusca de temperatura por várias semanas para entender que o inverno chegou e, depois, que já é primavera.
Deixe o lírio-da-paz próximo de uma janela em um quarto bem quente e com a luz indireta do sol. Tome cuidado ao expor o lírio ao sol muito direto e em excesso ou ao ar frio.
O Fósforo também pode ajudar a acelerar a maturidade de uma planta, sendo vital na fotossíntese e na respiração. Além disso, a aplicação de Fósforo nessa fase ajuda a fortalecer as raízes, que também são importantes na fase da floração.
Para grande parte das variedades de íris, janeiro e fevereiro são os melhores meses para o plantio. Saiba, porém, que em regiões com verão longo e inverno ameno, é possível atrasar o plantio de íris para março ou abril, quando ainda haverá muito sol para a planta desenvolver suas raízes antes do inverno.
Escolha uma das espécies de íris. Embora quase todas as íris sejam bem resistentes e de fácil manutenção, algumas são mais adequadas para determinadas condições climáticas. Dependendo do clima e condições do local que está pensando em plantar a íris, pode haver uma variedade mais correta. Veja abaixo informações sobre algumas das mais comuns:
A íris (também conhecida como flor-de-lis) é perfeita para jardineiros iniciantes e também para os mais experientes, que tem mão boa para plantas! Por ser uma flor resistente, não é difícil de se cultivar em diversos climas, sendo bem tolerante à seca e necessitando de pouca manutenção.
Para muitas variedades de íris, um vaso de 30 cm vai funcionar bem. As íris excessivamente pequenas podem se desenvolver bem em vasos de 15 cm a 20 cm. Independente do tamanho do vaso que usar, verifique se há uma boa drenagem – ao menos um buraco grande debaixo do vaso (ou vários menores) para a água escorrer.
Que que significa Adonai na Bíblia?
Quais os sintomas de ouvido inflamado?
É cabível oposição em ação de usucapião?
Qual a melhor marca de vidro blindado?
O que a Bíblia diz sobre guardar rancor?
Quais são os métodos de arquivamento?
Como um livro pode mudar a vida de uma pessoa?
O que é necessário a um indivíduo para que se constitua como capaz de suceder?
Qual é a nova lei de licitações?
Como saber se rachou o crânio?
Como faço para ocultar as publicações de uma pessoa no Facebook?
O que quer dizer intimação notificação?
Como diminuir o saldo devedor da Caixa?
Quem paga a bolsa de residência médica?
Qual é o salário mínimo na Austrália?