– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.
Entende-se por Conhecimento Sensível, os conhecimentos estratégicos que possuem um potencial de aproveitamento de oportunidades ou desenvolvimento em diversos ramos, econômico, político, científico e social. Envolve também o ramo tecnológico, pesquisas com patrimônio genético.
R: Platão concebia a realidade como um reflexo do mundo das ideias. Para ele a matéria era instável e ilusória, tudo fluía e acabava.
2 O Conhecimento como percepção no Teeteto
do único conceito possível, do que é conhecimento. Teeteto arriscou então, “[...] que aquele que conhece qualquer coisa, percebe o que conhece; e, como parece no momento, o conhecimento não passa de percepção” (PLATÃO, 2007, p. 56).
O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.
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6. Por que Platão distinguiu entre o sensível e o inteligível? ... Platão faz a distinção para marcar a diferença entre ilusão e realidade e entre o falso e o verdadeiro, portanto, a diferença entre o que conhecemos por meio de nossos sentidos e o que conhecemos por meio do pensamento.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia.
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo.
De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.
Ideia, segundo Platão, é um principio inteligível, que não sofre geração nem corrupção, sendo, portanto, fundamento do conhecimento das coisas. ... Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.
Como Aristóteles, Epicuro era um empirista, e a sensação é a base de todo o conhecimento e ocorre quando as imagens liberadas pelos corpos alcançam nossos sentidos. Antes de cada sensação, o ser humano reage com prazer ou dor, dando origem aos sentimentos, que são a base da moralidade.
O conhecimento empírico ou senso comum se define pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno, manifestado, portanto, pela consciência coletiva.
Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética.
O chamado “Mundo Inteligível” é baseado no ideal que o indivíduo consegue fazer de algo, ou seja, a ideia que as pessoas possuem das coisas na realidade. Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias.
De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas. Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles. Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
Enquanto tema filosófico, a teoria do conhecimento surgiu nos escritos de Platão, que se questionava sobre a forma de obter o conhecimento verdadeiro. Ele foi seguido por Aristóteles, Agostinho e diversos outros filósofos que seguiram a linha metafísica da teoria do conhecimento.
Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
Prisioneiros: os prisioneiros da caverna somos nós mesmos, os cidadãos comuns. Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas.
“É preferível a ignorância absoluta a o conhecimento em mãos inadequadas”.
Platão, no seu livro A República (507b-509c [parte VI]) , usa o sol como uma metáfora para a fonte da "iluminação", presumivelmente da iluminação intelectual, que argumentava ser a Forma do Bem, que por vezes é interpretada como a noção de deus para Platão.
Para estoico nem tudo é matéria, pois ele concebe o universo como kósmos, “universo ordenado e harmonioso”, composto de um princípio ativo, racional, inteligente(logos ou Deus imanente) que permeia, anima e conecta todas as partes.
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