Segure a taça pela haste, entre as pontas dos dedos polegar, médio e indicador.
Se for beber espumante – que também é um tipo de vinho – a regra é a mesma, mas com uma particularidade: além de poder ser manipulada pela haste, como nas demais bebidas, a taça de espumante também pode ser segurada pelo bojo, desde que os dedos fiquem acima do líquido, evitando que o contato deles com a bebida.
Uma regra importantíssima da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato na mesa e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água. Assim, os convidados podem limpar o paladar entre as garfadas para apreciar o vinho ao máximo.
Pela etiqueta, não existe uma regra única de como se segurar a taça. Entretanto, é recomendado segurá-la pela haste (parte da taça que liga a base ao bojo), pois assim evitamos sujar o bojo da taça, principalmente, quando houver harmonização.
Segure a taça pela haste. É para isso que ela serve. Não se deve segurar no bojo, pois o calor de sua mão aquecerá o conteúdo e, além disso, você deixará horríveis marcas de dedos nas paredes do cristal. Apesar de alguma pessoas segurarem a taça pela base, e isso não ser um erro, evite.
Pela etiqueta, não existe uma regra única de como se segurar a taça. Entretanto, é recomendado segurá-la pela haste (parte da taça que liga a base ao bojo), pois assim evitamos sujar o bojo da taça, principalmente, quando houver harmonização.
O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.
E tão importante quanto saber segurar uma taça de vinho corretamente, é saber escolher a taça ideal, levando sempre em consideração o estilo de vinho que será degustado. Lembre-se que as taças de cristal liberam os aromas do vinho com mais facilidade.
O recomendado é que você tenha diferentes modelos de taça para diferentes tipos de vinho. Citando novamente a Riedel, a empresa possui taças para vinhos de diferentes uvas e regiões, por exemplo. Pode parecer um exagero ter uma taça pra Bordeaux; outra para Borgonha; uma para Riesling; outra para Chardonnay.
Quando for necessário colocar uma taça de vinho na mesa de jantar, procure posicioná-la à direita do copo de água. Se não houver um copo de água, basta colocá-la no canto superior esquerdo do seu local, onde o copo de água normalmente ficaria. Procure beber sempre no mesmo local na borda da taça.
Procure manter a taça parcialmente cheia. Como regra geral, ao beber vinho tinto deve-se manter cerca de um terço taça cheia ou pela metade se o vinho for branco. Da mesma forma, as taças de champanhe ou espumante deverão ficar cerca de três quartos cheias. Ao encher apenas uma parte da taça, é possível diminuir o risco de respingos acidentais.
Como adquirir perfil de cores Genesis?
Como identificar a norma culta?
Tem rodízio em São Paulo amanhã?
Como vai ser o novo Mundial de Clubes da Fifa?
Como os músicos criam as músicas?
O que vai acontecer com Micaela em Salve-se quem puder?
Porque tanto frio no Brasil 2021?
Como será o inverno 2020 no Rio de Janeiro?
Como iniciar uma partida de voleibol a equipe tem direito a quantos toques?
Como será o inverno na região Sudeste 2021?
O que é maquete como são representados seus elementos?
Como as transformações químicas podem ser representadas de um exemplo?