Deve-se segurar o bisturi na palma da mão de maneira que fique sempre sob controle. Ele é preso pelo dedo polegar e pelo terceiro e quarto dedos, sendo que o indicador fica posicionado Page 2 Prado et al. 30 PUBVET v.10, n.1, p.29-60, Jan., 2016 por cima, sobre a união da lâmina com o cabo (Figura 2).
Material utilizado para diérese: (1) bisturi, (2) tesoura de Mayo curva, (3) tesoura de Mayo reta, (4) tesoura para fios, (5) tesoura de Metzenbaum e (6) tesoura de Potts. Figura 6: Disposição dos instrumentos e da equipe cirúrgica em uma laparotomia supra-umbilical realizada por cirurgião destro.
Os instrumentos cirúrgicos são ferramentas ou dispositivos desenvolvidos para a realização de ações específicas dentro de um procedimento cirúrgico, visando ao auxílio dos profissionais de saúde.
O bisturi cirúrgico descartável é manuseado em incisões teciduais, ou seja, em atos gerais. Possui um cabo de plástico com lâmina de aço inoxidável acoplada, facilitando a operação. Por conta disso, evita lesões nos profissionais durante o descarte da lâmina.
§ Fórceps: São instrumentais utilizados na exodontia para remoção de dentes do osso alveolar e suas raízes. São identificados por numerações, cada numeração tem uma indicação especifica: - Fórceps Nº1: Utilizado em incisivos, caninos e, eventualmente, pré molares da arcada superior.
Descrição dos fios:
Instrumentos para Síntese Resumidamente este grupo é responsável pelo processo de fechamento da ferida cirúrgica, composto pelas agulhas de sutura, porta agulhas, uma ênfase nas fitas adesivas de pele, grampos e fios cirúrgicos.