Para requerer uma revisão de empréstimo consignado, você precisa de um advogado especializado. Ele irá fazer o pedido de ação revisional, que, caso seja deferido, as cobranças ilegais são afastadas e a instituição financeira é condenada a restituir os valores indevidamente cobrados do consumidor.
A solução pode estar numa Ação Revisional, buscando pela via judicial (já que quase nunca é possível a solução pela via administrativa) de modo a restabelecer o equilíbrio contratual e especialmente o respeito à dignidade da pessoa humana.
O ideal é o próprio consumidor entrar em contato com a instituição em questão em busca de uma solução para o problema, como uma demonstração de boa-fé. De preferência, a pessoa deve entrar em contato com o banco, a imobiliária ou o fornecedor do contrato para pedir revisão com antecedência, antes do vencimento.
Pode-se dizer que juros abusivos estão sendo aplicados no seu contrato quando o juro é muito maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo, quando a cobrança está acima da média prevista pelo Banco Central ou infringe o Código de Defesa do Consumidor.
No consignado, a taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano.
Como saber se a taxa de juros é abusiva? Não existe uma tabela que define os juros abusivos. Porém, desconfie se essas taxas estiverem muito acima da média do mercado. Por isso é muito importante ficar atento ao contrato firmado com a empresa e com as taxas que foram acordadas.
Mas nem sempre é fácil pagar todas as parcelas em dia. Nesse caso, vale tentar renegociar o empréstimo consignado. O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo destinada exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados de empresas privadas e servidores públicos.
Em muitos casos é comum adquirir o crédito consignado para quitar dívidas, comprar um veículo, reformar a casa ou investir nos estudos. Isso porque essa modalidade de crédito possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado. Mas nem sempre é fácil pagar todas as parcelas em dia. Nesse caso, vale tentar renegociar o empréstimo consignado.
A prática possibilita a redução da taxa de juros e melhores condições para pagamento. Entenda como renegociar Em muitos casos é comum adquirir o crédito consignado para quitar dívidas, comprar um veículo, reformar a casa ou investir nos estudos. Isso porque essa modalidade de crédito possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado.
Existem muitas instituições financeiras que oferecem a modalidade empréstimo online, com juros mais baixos. A redução de custos com agências físicas e a rigidez na liberação de crédito garantem menos risco para a instituição. Assim, é possível oferecer parcelas a taxas menores.
Qual o motivo da prática da natação ser considerada uma terapia ou aliviar o estresse *?
Como relaxar o cabelo com Maizena?
O que é um espaço de coworking?
Como aliviar dor nos tornozelos?
O que significa P90 porta corta fogo?
O que fazer para relaxar o corpo e dormir?
Quais os tipos de renda passiva?
Como solicitar propriedade de uma Página do Facebook?
Como tratar encurtamento do iliopsoas?
Como achar o músculo piriforme?
Como funciona um terminal portuário?
Como nasceu o grupo terrorista ETA?