- Para a concessão da gratuidade de justiça para pessoa jurídica faz-se necessária a apresentação de documentação que comprove a condição de hipossuficiência da empresa - Demonstrada a impossibilidade financeira de arcar com as despesas do processo deve ser deferido o benefício para a pessoa jurídica .
"Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais."
“A jurisprudência desta Corte é no sentido de que o benefício da gratuidade da Justiça pode ser concedido ao empregador, pessoa jurídica, apenas quando comprovada nos autos, de forma inequívoca, sua incapacidade econômica para arcar com as despesas processuais.
Gratuidade de justiça – pessoa jurídica ‒ necessidade de prova da hipossuficiência. Art. 98 A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça. QUANDO O PEDIDO DEVERÁ SER FEITO? O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.
Mister frisar, ainda, que, em conformidade com o art. 99, § 1º, do novo CPC /2015, o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado por petição simples e durante o curso do processo, tendo em vista a possibilidade de se requerer em qualquer tempo e grau de jurisdição os benefícios da justiça gratuita, ante a alteração do status econômico.
Infere-se do excerto acima que qualquer uma das partes no processo pode usufruir do benefício da justiça gratuita. Logo, a Requerente, pessoa jurídica, também faz jus ao benefício, haja vista não ter condições de arcar com as despesas do processo sem prejuízo de sua manutenção.
Cada vez mais nos deparamos com decisões indeferindo os pedidos dos benefícios da gratuidade da justiça. Isso sucede tanto às pessoas jurídicas, semelhantemente às físicas. Não raro, todavia, em ambas hipóteses, passíveis de oposições.
Pessoa jurídica tem direito a justiça gratuita desde que demonstre sua impossibilidade de arcar com as despesas processuais. Direito Processual Civil. Pessoa Jurídica. Superior Tribunal de Justiça. Justiça Gratuita. Despesas Processuais. Assistência Judiciária. Hipossuficiência.
Como fazer instalação do fogão de embutir?
Tem como jogar The Last of Us no PS5?
Como furar azulejo de cozinha?
Como fazer um furo em uma garrafa de plástico?
Como eram as cidades sumérias?
Como funcionava a política dos governadores durante a República Velha?
Como testar uma porta via telnet?
Como funcionava as cidades-estados na Mesopotâmia?
Como saber se minha planta está doente?
Como funcionava a religião na Grécia antiga?
Como abrir a campanha da ADA no Resident Evil 6?
O que significa dizer que uma pessoa é inocente?
Em que ano foi criado o circo?
Como colar pisca-pisca em vidro?
O que fazer quando começa a aparecer joanetes?
Como usar agulha para extrair cravos?
Como funcionava a máquina a vapor no começo da Revolução Industrial?