Funciona mais ou menos assim: o agiota vai até a casa do interessado com o dinheiro, empresta-o e diz que será cobrado uma taxa de 20%. Caso a pessoa interessada não pague, os juros de 20% serão pagos ao mês, até a quitação total do débito.
Nesses momentos, conseguir dinheiro emprestado pode ser necessário para evitar se endividar e ficar com o nome negativado.
Na sequência do ponto anterior, ao preocupar-se com a pessoa a quem emprestou dinheiro, poderá adotar uma postura mais reservada, evitando tocar demasiado na questão do empréstimo.
O primeiro a ter em conta é que pedir dinheiro emprestado para um amigo deve ser algo ocasional ou, se possível, um evento único. Isto é, que não pode tornar-se um hábito, pois a longo prazo você acabará endividando-se muito mais e gerando uma situação incômoda entre você e seus amigos.
Talvez você não precise colocar um terno nem se sentar na frente do gerente de um banco, mas o ato de pedir dinheiro emprestado a um amigo jamais deverá ser tratado como um questão trivial. Fazer um empréstimo é uma decisão séria e deve ser tratada como tal. Prepare uma apresentação ou discurso sobre a razão do pedido de empréstimo.
Como fazer pintura craquelada em metal?
Qual é o padrão de caixa de esgoto Sabesp?
Como é 1982 em números romanos?
Quais são as etapas da gestação humana?
São recursos previstos no Código de Processo Civil de 2015?
Qual a inserção do músculo vasto lateral?
Como é feito o descarte de resíduos perigosos?
O que quer dizer em uma união civil?
Quantos tiros Tem uma pistola Beretta?
São informações que devem ser lançadas no Livro Diário?
São exemplos de direitos difusos?
O que acontece quando o olho dilata?
Que tipo de trabalhadores a NR 32 protege?
Como anular nota de empenho no Siafi?
Quem foi o autor do livro de Eclesiastes?