Para solicitar o parcelamento das multas de trânsito ou de débitos relacionados a um veículo, os motoristas devem ir fisicamente à unidade do Detran e apresentar os documentos necessários para a negociação. No local, haverá um estande sob responsabilidade de uma das empresas credenciadas para realizar o serviço.
Multas de trânsito podem ser parceladas Em 2016, o Contran tornou possível, por meio da Resolução nº 619/16, que os condutores e proprietários de veículos realizassem pagamentos de multas de trânsito (e outros débitos do veículo) com cartão de crédito ou débito, de forma parcelada ou à vista.
O pagamento do IPVA atrasado de 2021 também pode ser feito por meio do site da Dívida Ativa. Basta informar no banco escolhido o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA que deseja regularizar.
Online
Além disso, é necessário pagar uma multa. Não é um valor elevadíssimo, mas pesa no orçamento mensal da família. O preço da multa é de R$ 293,47. Então, não pagar o IPVA gera multa e pontos na CNH, mas existe ainda outra forma de punição. Se não pagar a dívida após ser notificado pelo correio, o motorista é colocado no cadastro de dívida ativa.
Você pode ser multado por trafegar com o IPVA do seu carro vencido em qualquer região do território brasileiro. Inclusive, é uma infração que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera gravíssima. A multa gravíssima significa que o motorista terá adicionado à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sete pontos.
Os boletos são emitidos pelo próprio site e você pode realizar o pagamento pelo código de barras em agências bancárias ou lotéricas. Caso você tenha alguma dúvida sobre o procedimento ou sobre os valores, no próprio site há uma área com os manuais de parcelamento do IPVA.
O parcelamento do IPVA já ocorre em São Paulo desde 2018. Parte dos valores arrecadados vão para o município em que a placa do veículo está cadastrada. O parcelamento do IPVA em São Paulo pode ser realizado por qualquer cidadão, mesmo que não seja o titular do veículo.