Na época romana, sabão não era muito comum. As pessoas se limpavam cobrindo seus corpos em óleo e raspando as células mortas da pele com um instrumento chamado strigil. Normalmente, essas células eram simplesmente descartadas, a não ser que você fosse um gladiador.
Roma antiga O típico banheiro romano era comunitário, todos sentavam lado a lado e embaixo deles passava um canal de água corrente, usado para carregar os dejetos até rios distantes. Eram frequentados tanto por homens como por mulheres.
Na Roma antiga, aqueles que faziam suas necessidades em uma latrina pública possivelmente usavam um tersorium para se limpar. O artefato antigo consistia em um bastão que continha uma esponja embebida em vinagre ou água salobra na ponta.
Vestígios arqueológicos encontrados na Índia, China, Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma Antiga, já revelam a existência de latrinas, os quais eram locais pequenos ou grandes, que serviam de uso público ou privado, onde basicamente existiam bancos de madeira ou de pedra, com buracos nos quais os dejetos eram liberados.
Elas eram bem simples, formadas por buracos com tampas e conectados a canos de argila, que levavam a redes de esgoto que passavam embaixo das ruas e eram ligadas a rios. Arqueólogos descobriram também que já existia, na mesma época, banheiros com sistema de água corrente na China.
Estas latrinas consistiam em um banco de pedras rústicas, sem acabamento, com vários buracos onde o cidadão se sentava para evacuar, e sob o qual passava uma pequena corrente de água que arrastava a matéria fecal.
Elas eram bem simples, formadas por buracos com tampas e conectados a canos de argila, que levavam a redes de esgoto que passavam embaixo das ruas e eram ligadas a rios.
Eles faziam suas necessidades em buracos que caíam no chão ao lado do castelo ou até mesmo no fosso que o circundava.
Aqueles que podem ser apertados após o uso do banheiro também são úteis e podem ficar logo acima do vaso sanitário. Como você pode ver limpar o banheiro é uma tarefa trabalhosa, mas não impossível. Você precisa ter paciência e se dedicar a cada espaço, para evitar mau-cheiro e proliferação de bactérias.
O mais famoso de todos os banhos romanos, as Termas de Caracalla, era forrado de mármore e imenso como um pálacio. Os banhos públicos de grande porte, chamados Thermae, eram propriedade do Estado e muitas vezes cobriam vários quarteirões da cidade. A maior delas, a Termas de Diocleciano, podia armazenar até 3.000 banhistas.
Os arqueólogos acreditam que esses banheiros eram raramente, ou nunca, limpos. Eles eram recheados de parasitas – tanto que os antigos romanos iam ao banheiro com pentes especiais para raspar piolhos. A pior parte, no entanto, era quando a pessoa “terminava” o que tinha ido fazer.
A pia do banheiro pode ter tantas bactérias acumuladas quanto o vaso sanitário, por isso merece atenção especial no momento da limpeza. A mesma solução que você preparou anteriormente, que mistura água, água sanitária e detergente, vai ser aplicada aqui. Usando luvas molhe uma esponja e esfregue toda a pia, dentro e fora.
Como tomar whey protein para emagrecer e definir?
Como reclamar na Ouvidoria do Itaú?
Como entrar em contato com as Casas Bahia?
Como clarear a pele com leite de magnésio?
Tem como mandar Direct Para quem não me segue?
Como preparar água com limão e açafrão?
Como tomar a água inglesa para limpar o útero?
Onde encontrar o ácido ursólico?
Como localizar um lugar na superfície terrestre por meio das coordenadas geográfica?
Como tomar água de açafrão para emagrecer?
Como lubrificar aparador de pêlos Philips Multigroom?
Como tomar guaraná em pó para tirar o sono?