Os rins também ajudam a regular a pressão arterial através da produção de uma enzima denominada renina. Quando a pressão arterial cai abaixo dos níveis normais, os rins secretam renina para a corrente sanguínea e, deste modo, ativam o sistema renina-angiotensina-aldosterona , que eleva, por sua vez, a pressão arterial.
Por exemplo, o sistema nervoso simpático pode acelerar os batimentos cardíacos; dilatar as passagens dos brônquios; diminuir a motilidade do intestino grosso; constringir vasos sanguíneos; aumentar o peristaltismo do esôfago; causar a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea.
Explicamos: além de filtrar o sangue, o rim detecta diminuições em seu fluxo. Quando elas ocorrem, trata-se de uma situação de provável emergência, como uma hemorragia, por exemplo. Daí, o órgão passa a secretar renina, um hormônio que leva ao aumento de outro, a angiotensina 2, na circulação.
Hipertensão Arterial e Problemas Renais Quando os rins não funcionam de modo eficiente, os sais e a água em excesso se acumulam no sangue, provocando aumento da pressão arterial. O processo de filtragem renal nas pessoas hipertensas é deficiente, o que pode resultar no desenvolvimento de doenças renais.
Suas funções básicas são: Eliminar substâncias nocivas do sangue. Regular a pressão arterial. Produzir hormônios.
Quanto mais alta a pressão arterial, maiores os riscos à saúde. Pessoas hipertensas têm mais chance de terem infartos, AVC, insuficiência cardíaca e problemas renais. Em estado normal, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração. Nas pessoas hipertensas os rins são sobrecarregados.
A artéria renal distribui- se pela estrutura renal e de suas ramificações são originadas arteríolas aferentes (onde o sangue entra), que formam os minúsculos novelos capilares, denominados glomérulos ou cápsulas de Malpighi.
Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão. Da mesma forma, inflamações renais de diversos tipos e à lesão renal uni ou bilateral também podem provocar aumento da pressão arterial.
O resultado encontrado foi que a hipertensão, uma vez diagnosticada e com o passar do tempo, pode causar lesões agraves no sistema renal assim também um paciente com diagnóstico de doença renal pode ter sua pressão arterial elevada devido às alterações fisiológicas renais.
Em razão ao importante papel dos rins no controle da pressão arterial, muitas doenças e anomalias renais podem causar o aumento da pressão arterial. Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão.
Como funciona na prática o tape reading?
Como usar o tapete para Quebra-cabeça?
O que é o Sistema objetivo de ensino?
Como funciona o sistema eleitoral dos EUA?
O que o tear do Minecraft faz?
Como é feita a tabulação de dados?
Como fazer para ajustar as contas?
Como organizar as fotos da galeria por data?
Como organizar as anotações da faculdade?
Como destacar um remetente no Gmail?