O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte.
Os ribeirinhos habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da floresta, absorvendo a variação sazonal das águas como uma característica fundamental na constituição de sua rotina de vida e trabalho.
Estes vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas. Tendo a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência, mas cultivam também pequenos roçados para subsistência (consumo próprio) e também podem praticar atividades extrativistas.
Ribeirinhos da região Norte. A Região Norte é a maior do país em extensão territorial, porém sua população é pequena, supera somente o Centro-Oeste (14.058.094 habitantes).
Comunidades ribeirinhas, que tradicionalmente sobrevivem da pesca artesanal, constroem ali sua cultura estritamente ligada ao rio. ... Os ribeirinhos, no contexto geral, são caboclos que vivem às margens dos rios de onde tiram o seu principal sustento por meio da pesca artesanal.
Os ribeirinhos encontram-se geralmente nas margens dos grandes rios brasileiros, sendo que os caboclos, com os quais tivemos mais convivência em nossa pesquisa, vivem ao longo dos rios amazônicos, incluindo o ecossistema das matas de várzea, bastante produtivo.
Além de incentivar a conservação dos recursos utilizados, tais sistemas de manejo podem promover a conservação da biodiversidade em geral, incluindo organismos não explorados, além de impedir ou reduzir o impacto causado por agentes externos, como a pesca de maior escala ou alteração ambiental (por exemplo, grandes ...
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, ...
Entretanto, as comunidades ribeirinhas convivem com o isolamento econômico e social, ficando à margem de uma série de políticas públicas e mecanismos de controle da qualidade de vida. A situação geográfica de muitas dessas comunidades é um dos principais fatores limitantes de acesso aos serviços básicos de saúde e educação.
A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.
A plantação de milho e mandioca, a produção de farinha e a coleta da castanha e do açaí também ocupam lugar de destaque nas atividades agrícolas das comunidades ribeirinhas.
Qual a função das três estruturas ID ego e superego da personalidade?
Como avaliar o risco de quedas em idosos?
Quanto tempo POXIPOL demora para secar?
O que é assinatura CAdES e PadES?
Quais os tipos de sensores de presença?
Como se faz um TCC passo a passo?
Qual o celular mais potente do mundo atualmente?
Quanto é 2 semana de gravidez?
Como calcular a quantidade de cerveja por pessoa em uma festa?
O que significa classificar informação?
Como saber se o ponto estourou parto normal?
Qual a função de um espessador?
O que é formação inicial docente?
Qual a diferença entre Allegra e desloratadina?
Qual o melhor aplicativo para ver tempo de chuva?