Os polvos, por exemplo, possuem cromatóforos, que são células especializadas na mudança de cor e que permitem ao organismo modificar e adquirir a coloração do ambiente. Já o urso polar possui pelos brancos, que o ajudam a camuflar-se na neve, e é um importante exemplo da ação da seleção natural.
Uma das adaptações que favorecem a sobrevivência e diminuem a predação é a camuflagem. Isso acontece quando um organismo se assemelha bastante ao meio em que vive, tornando difícil sua localização. Essa semelhança pode ser pela coloração e até mesmo pela forma do seu corpo e sua textura.
Em certas situações, o animal pode adotar a camuflagem como um modo de se proteger de seus predadores e de conseguir obter as suas presas. Na camuflagem, o animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas cores se confundem com as cores do local, de forma que fica difícil saber onde ele está.
Os tentáculos dos polvos possuem duas fileiras de ventosas adesivas que são utilizadas na locomoção e na captura de presas. Além disso, na ponta de cada tentáculo há células especializadas em captar cheiros. Na época da reprodução, a fêmea do polvo libera um hormônio na água para atrair o macho.
O camaleão
O camaleão é conhecido como uma espécie de "perito" quando o assunto é camuflagem. Mas na natureza há muitos outros animais especialistas em disfarces, seja imitando as cores do meio ambiente, ou então pelo mimetismo (quando o animal tenta parecer com outro bicho, ou algo que não é).
Por isso, veja as fotos abaixo com muita calma, e tente descobrir aonde esses animais se encontram:
Como é a camuflagem do camaleão? O camaleão imita o ambiente não apenas para enganar seus predadores, mas também para pegar suas presas de surpresa. Além disso, também muda de cor para regular sua temperatura, expressar suas emoções ou atrair uma fêmea. Entenda melhor a camuflagem do camaleão.
Por isso, a camuflagem é uma reação para ajudar o organismo a se proteger e os traços do predador são de extrema importância para o resultado. Além da mudança de cores, por efeitos químicos na pele ou troca de pelos, há animais que se camuflam para parecer com objetos que o cercam.
Os camaleões apresentam-se distribuídos principalmente na África, Madagáscar, além do sul da Europa, Arábia, Índia e Sri Lanka. Nesses locais são encontrados habitando regiões de florestas, savanas, bem como plantações.
O camaleão é uma das famílias de lagartos mais comum, mas apresenta características muito próprias. Entre algumas das suas incríveis capacidades, está a habilidade de mudar de cor, ter uma visão 360º que lhe permite olhar para duas direções diferentes e uma língua capaz de alcançar presas muito distantes!
É crime Unissubjetivo pois não admite tentativa?
Quanto custa para colocar película em janela?
Qual é o pior filme da Disney?
Quais são os indicadores mais usados?
Quantas partes do corpo humano?
Quando Kol morre em The Originals?
Quais as vantagens da 4 Revolução Industrial?
Como a massagem modeladora age no organismo?
O que é plano fidelizado Claro?
São sinais de infecção na ferida operatória?
O que significa a palavra idiossincrática?
Qual metal é totalmente imune à corrosão em ambientes?
Quantas pessoas tem o QI acima de 130?
Qual é o principal acelerador de partículas da atualidade?
O que a Bíblia diz sobre se perdoar?
Quantos filhotes podem ter uma cobra cascavel?